Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1421
Título: | O atendimento educacional especializado a uma criança com deficiência múltipla: relatos de uma experiência |
Autor(es): | Rosalen, Josiani Israel Soares, Rosilene Queres de Aguiar Pocidonio, Vanderleia Pires Domaradski |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado;Deficiência Múltipla;Aquísição de Libras |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | INES |
Citação: | ROSALEN, Josiani Israel; SOARES, Rosiene Queres de Aguiar; POCIDONIO, Vanderleia Pires Domaradski. O atendimento educacional especializado a uma criança com deficiência múltipla: relatos de uma experiência. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 42, ano 2022, p. 64-73, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-42. Acesso em: 22 jan. 2024. |
Resumo: | Neste artigo, as autoras relatam sobre o trabalho com uma aluna surda e com deficiência múltipla no atendimento educacional especializado do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, no ensino da Libras como primeira Língua. O artigo traz importantes inferências sobre o desenvolvimento de atividades práticas que tinham por objetivo a ampliação vocabular, apreensão de conceitos abstratos e estímulo à comunicação e aprendizagem da Língua de Sinais para auxiliar no desenvolvimento da linguagem, tendo como metodologia brincadeiras de papéis sociais, teatros, construção de diálogos, contação de histórias e interação entre alunos. Sobre a Deficiência Múltipla, buscou compreender a deficiência e as possibilidades de desenvolvimento educacional e social, por meio de um ensino voltado para as especificidades da aluna. Podemos concluir que foi possível constatar resultados positivos e as mudanças visíveis no desenvolvimento global da aluna. |
Descrição: | Vol. 42 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1421 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Educação Básica Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Reportagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosalen_Soares_Pocidonio_2022.pdf | 719,67 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.