Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosalen, Josiani Israel-
dc.contributor.authorSoares, Rosilene Queres de Aguiar-
dc.contributor.authorPocidonio, Vanderleia Pires Domaradski-
dc.date.accessioned2024-02-08T13:32:48Z-
dc.date.available2024-02-08T13:32:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROSALEN, Josiani Israel; SOARES, Rosiene Queres de Aguiar; POCIDONIO, Vanderleia Pires Domaradski. O atendimento educacional especializado a uma criança com deficiência múltipla: relatos de uma experiência. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 42, ano 2022, p. 64-73, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-42. Acesso em: 22 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1421-
dc.description.abstractNeste artigo, as autoras relatam sobre o trabalho com uma aluna surda e com deficiência múltipla no atendimento educacional especializado do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, no ensino da Libras como primeira Língua. O artigo traz importantes inferências sobre o desenvolvimento de atividades práticas que tinham por objetivo a ampliação vocabular, apreensão de conceitos abstratos e estímulo à comunicação e aprendizagem da Língua de Sinais para auxiliar no desenvolvimento da linguagem, tendo como metodologia brincadeiras de papéis sociais, teatros, construção de diálogos, contação de histórias e interação entre alunos. Sobre a Deficiência Múltipla, buscou compreender a deficiência e as possibilidades de desenvolvimento educacional e social, por meio de um ensino voltado para as especificidades da aluna. Podemos concluir que foi possível constatar resultados positivos e as mudanças visíveis no desenvolvimento global da aluna.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectDeficiência Múltiplapt_BR
dc.subjectAquísição de Libraspt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado a uma criança com deficiência múltipla: relatos de uma experiênciapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 42 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495.pt_BR
Aparece nas coleções:Reportagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosalen_Soares_Pocidonio_2022.pdf719,67 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.