Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1420
Título: | Pedagogia surda dentro da modalidade de ensino na educação de surdos |
Autor(es): | Machado, Rafael Silva |
Palavras-chave: | Crianças surdas;Surdos – Educação;Pedagogia Surda;Educação;Alunos Surdos;Modalidade de Ensino |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Citação: | MACHADO, Rafael Silva. Pedagogia surda dentro da modalidade de ensino na educação de surdos. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Educação Online, Instituto Nacional de Educação de Surdos , INES (Polo UFLA), 2022. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação Online – NEO / Departamento de Ensino Superior / INES tem como com enfoque a pedagogia Surda, dentro da modalidade de ensino da Educação de Surdos. Sua importância se dá como ferramenta para o desenvolvimento da visibilidade dos Surdos, fazendo com que a língua de sinais, Libras, se fortaleça como primeira língua dos Surdos, conforme reza a Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002); ampliar a cultura Surda, valorizando as experiências dos professores Surdos e de ensino, como importante modalidade de ensino. Objetiva reconhecer o método e estratégias da Pedagogia Surda desenvolvidos pelos professores Surdos, com suas experiências visuais, interação com alunos Surdos, narrativa, contos de histórias e identidade Surda. Foram apresentadas bases teóricas que são: LDB e os Surdos e a Pedagogia Visual. Utilizou a metodologia qualitativa para esta pesquisa: a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos, periódicos que, atualmente, encontram-se disponibilizado na internet (KAUARK, 2010, p.28) considerando- se o objetivo de coletar informações sobre o tema da pedagogia Surda como ferramenta e modalidade de ensino para Surdos através da Pedagogia Surda. Concluímos que o educador Surdo também tem muito para contribuir e mudar a sociedade, trazer desenvolvimento e conhecimento; todo este trabalho e metodologias educacionais visam incentivar os Surdos e a proposta ainda que nova poderá levar futuros educadores Surdos e discentes a um vivenciar um novo caminho no cenário das práticas pedagógicas. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso da graduação de Pedagogia do Núcleo de Educação Online do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Polo UFLA). Contém 21 f. ; 30 cm. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1420 |
Público Alvo: | Educação Básica Ensino Superior Formação Continuada |
Colaborador: | Orientadora: Ana Regina e Souza Campello |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Rafael (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 384,57 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
tcc 1.mp4 | Resumo do TCC em LIBRAS | 28,09 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.