Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Rafael Silva-
dc.contributor.otherOrientadora: Ana Regina e Souza Campello-
dc.date.accessioned2024-02-08T13:31:43Z-
dc.date.available2024-02-08T13:31:43Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationMACHADO, Rafael Silva. Pedagogia surda dentro da modalidade de ensino na educação de surdos. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Educação Online, Instituto Nacional de Educação de Surdos , INES (Polo UFLA), 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1420-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação Online – NEO / Departamento de Ensino Superior / INES tem como com enfoque a pedagogia Surda, dentro da modalidade de ensino da Educação de Surdos. Sua importância se dá como ferramenta para o desenvolvimento da visibilidade dos Surdos, fazendo com que a língua de sinais, Libras, se fortaleça como primeira língua dos Surdos, conforme reza a Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002); ampliar a cultura Surda, valorizando as experiências dos professores Surdos e de ensino, como importante modalidade de ensino. Objetiva reconhecer o método e estratégias da Pedagogia Surda desenvolvidos pelos professores Surdos, com suas experiências visuais, interação com alunos Surdos, narrativa, contos de histórias e identidade Surda. Foram apresentadas bases teóricas que são: LDB e os Surdos e a Pedagogia Visual. Utilizou a metodologia qualitativa para esta pesquisa: a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos, periódicos que, atualmente, encontram-se disponibilizado na internet (KAUARK, 2010, p.28) considerando- se o objetivo de coletar informações sobre o tema da pedagogia Surda como ferramenta e modalidade de ensino para Surdos através da Pedagogia Surda. Concluímos que o educador Surdo também tem muito para contribuir e mudar a sociedade, trazer desenvolvimento e conhecimento; todo este trabalho e metodologias educacionais visam incentivar os Surdos e a proposta ainda que nova poderá levar futuros educadores Surdos e discentes a um vivenciar um novo caminho no cenário das práticas pedagógicas.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectSurdos – Educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia Surdapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlunos Surdospt_BR
dc.subjectModalidade de Ensinopt_BR
dc.titlePedagogia surda dentro da modalidade de ensino na educação de surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso da graduação de Pedagogia do Núcleo de Educação Online do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Polo UFLA). Contém 21 f. ; 30 cm.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rafael (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)384,57 kBAdobe PDFDownload/Abrir
tcc 1.mp4Resumo do TCC em LIBRAS28,09 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.