Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/137
Título: A linguagem gesto-visual na prática do ensino em produção moveleira e edificações
Autor(es): Torres, Fernanda
Rigo, Fernanda
Alves, Susi
Scalco, Juliana
Rosa, Jaqueline
Silva, Luis
Palavras-chave: Termos técnicos;Libras;Acessibilidade
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: TORRES, F. et al. A linguagem gesto-visual na prática do ensino em produção moveleira e edificações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 222-223.
Resumo: A inclusão como direito se apresenta hoje como inquestionável e as instituições de ensino precisam se organizar para criar suas políticas de inclusão e garantir ações inclusivas de fato, a igualdade de condições para o acesso, a permanência e o companhamento na escola, é ainda um grande desafio para as instituições de ensino. Acessibilidade da comunidade surda no Brasil ocorre através da Língua de Sinais Brasileira (LSB ou Libras); A Libras foi regulamentada recentemente no ano de 2002, existindo a necessidade de pesquisas em seu estudo linguístico. Essa pesquisa tem como objetivo geral de promover a Inclusão e a permanência de alunos surdos na escola, contribuindo com a investigação de vocabulário técnico, o utilizado nos Cursos Técnicos em Móveis e Edificações, promovendo a estruturação linguística de novos sinais, contribuindo e enriquecendo a LSB. Tem por objetivos específicos de Identificar sinais existentes para os termos e palavras técnicas levantadas durante os cursos técnicos, utilizado no processo de Ensino/Aprendizagem. Realizando o levantamento do estado da arte da linguagem gestual-visual e proporcionando um diagnóstico da Libras utilizada nas disciplinas dos cursos. Proporcionando assim a construção em conjunto com a comunidade surda que permeiam no espaço escolar. Utilizando a metodologia descritiva seguida de um estudo de caso, o qual envolvendo alunos, professores e intérpretes do Institute Federal Farroupilha Campus Santa Rosa. Os resultados apontaram uma lista de vocabulários levantados pelos mesmos, totalizando em 331 palavras. Dentre essas 162 possuem estrutura linguística encontradas em dicionários de libras, 169 palavras não encontram-se dispostas nos dicionários oficiais pesquisados. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, foram criados 14 sinais em Libras que facilitaram a compreensão dos termos técnicos por alunos não ouvinte, pretende-se produzir material didático para facilitar e apoiar no momento do ensino/Aprendizagem das disciplinas técnicas, ampliando a comunicação gestual-visual nas salas de aulas.
Descrição: Texto de duas páginas com Resumo e Referências de Pôster apresentado no Congresso do INES. Trabalho sobre a metodologia descritiva com participação de alunos, professores e intérpretes do Institute Federal Farroupilha Campus Santa Rosa visando a facilitar a compreensão dos termos técnicos por alunos surdos em disciplinas técnicas, ampliando a comunicação gestual-visual nas salas de aulas.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/137
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Torres et al. 2012.pdf284,76 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons