Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/136
Título: O ensino de Libras para graduandos com deficiência visual matriculados em curso de pedagogia, modalidade EAD: um estudo de caso.
Autor(es): Silva, Valéria de Oliveira
Silva, Vanessa Rodrigues da
Palavras-chave: Modalidade EAD;Libras
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: SILVA, V. de O.; SILVA, V. R. da. O ensino de Libras para graduandos com deficiência visual matriculados em curso de pedagogia, modalidade EAD: um estudo de caso. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 169-170.
Resumo: A necessidade de se formar professores para o domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) vem sendo atendida nos últimos dez anos a partir de políticas públicas referentes ao ensino com bilinguismo para alunos surdos. Na formação inicial de professores, dentre as disciplinas obrigatórias, segundo o artigo 4 da Lei nº 10436M2, deve constar a Libras. Com a promulgação do decreto nº 5626/05, que ratifica a Lei nº 10.436, a dedicação à Libras e à cultura surda ganhou força e determinou que os sistemas educacionais que têm o curso de formação de professores presenciais e a distância, desde então, oferecessem o ensino da Libras em seus currículos. Até 2015, cem por cento dos cursos devem ser atendidos. Neste contexto, encontra-se uma graduanda com deficiência visual total do curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade EAD. Entretanto, a disciplina que é totalmente visual, ministrada a partir de vídeos sem legenda e sem som, torna-se inacessível a esta aluna. Por conseguinte, se por um lado temos a legislação que obriga o ensino da Libras em seus cursos de formação inicial para professores, do outro, encontramos uma das interlocutoras da nossa pesquisa que deseja aprender Libras, mas não encontra acessibilidade que a atenda. Embora a Libras seja uma língua espaço-visual, utilizada para comunicação de surdos, nada impede que ela seja aprendida por quem não tenha percepção visual. Optamos por antecipar o ensino da Libras, trabalhamos um semestre antes da sua matrícula. A professora pesquisadora e uma colaboradora surda trabalham com a graduanda os sinais, exploram as habilidades táteis e coordenação motora da graduanda, de forma que passem os sinais a partir de contatos e movimentos manuais. Dessa forma, a graduanda tem a oportunidade de aprender a Libras e, ao mesmo tempo, exercita o início de uma relação de comunicação com uma pessoa surda, sem mediador.
Descrição: Trabalho apresentado no Congresso do INES. Texto de duas páginas com Resumo e Referência de Comunicação sobre o ensino de Libras em curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade EAD. Relata a experiência de aluna com deficiência visual. Pesquisadores desenvolvem estratégias táteis que possibilitam a comunicação entre pessoa surda e pessoa cega, sem mediador.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/136
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Silva, 2012.pdf290,26 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons