Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1337
Título: A disciplina escrita de sinais nos cursos de letras Libras
Autor(es): Sousa, Alexandre Melo de
Garcia, Rosane
Lima, Israel Queiroz de
Produtor: INES
Revista Arqueiro
Palavras-chave: Instituto Nacional de Educação de Surdos (Brasil);Surdos – Educação;Currículo;Escrita de sinais;Libras;Letras
Data do documento: 2019
Editor: INES
Citação: SOUSA, Alexandre Melo de; GARCIA, Rosane; LIMA, Israel Queiroz de. A disciplina escrita de sinais nos cursos de letras Libras. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 39, p. 36-53, Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-39. Acesso em: 29 set. 2023.
Resumo: O presente artigo objetiva fazer um panorama do oferecimento de disciplinas de escrita de sinais em cursos de Licenciatura em Letras Libras oferecidos em Instituições públicas e privadas de Ensino Superior do Brasil (IES). A intenção aqui não é investigar ou analisar como se dá a prática de ensino e os resultados de aprendizagem da escrita de sinais, mas traçar um desenho dos contextos de oferecimento do referido componente curricular nas licenciaturas em Letras Libras. Inicialmente, achamos importante verificar a quantidade de cursos de Licenciatura em letras Libras no Brasil, distribuídos pelas cinco regiões do país entre instituições públicas e privadas e considerando a modalidade (presencial ou EaD). Com base nesses dados, observamos quantas instituições oferecem a disciplina, em qual semestre (período letivo), o(s) componente(s) oferecido(s) e a carga-horária disponibilizada para a escrita de sinais. Por fim, verificaremos, a partir das ementas das disciplinas constantes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quais conteúdos relacionados à escrita de sinais são indicados para o tratamento em sala de aula. Vale mencionar que nem todos os cursos disponibilizam as ementas para consultas públicas. Desse modo, os dados aqui tratados referem-se às ementas a que tivemos acesso.
Descrição: Arqueiro / Instituto Nacional de Educação de Surdos. – Vol. 1 (jan/jun 2000) – Rio de Janeiro : INES – v. : il. ; 28cm, Vol. 39 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1337
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arqueiro 39 - web - 22092021-38-55.pdf214,04 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons