Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1320
Título: Educação de surdos em perspectiva bilíngue
Autor(es): Organizador: Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Produtor: INES
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais;Surdos – Educação;Ensino;Língua Portuguesa;Surdos - História;Metodologia
Data do documento: 2023
Editor: INES
Citação: (ORG.), Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz. Educação de surdos em perspectiva bilíngue. 1 ed. Rio de Janeiro: INES, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/educacao-de-surdos-em-perspectiva-bilingue. Acesso em: 29 ago. 2023.
Resumo: Com muito orgulho e prazer, apresentamos o primeiro e-book contendo Trabalhos de Conclusão do Curso de Pós-graduação Educação de Surdos em Perspectiva Bilíngue, realizado no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES). Há que se ressaltar a importância da pesquisa em um Instituto considerado referência na área de educação de surdos, com foco no ensino bilíngue, em que duas línguas devem transitar igualmente – a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa. Por isso, nesse curso, alunos, docentes e intérpretes convivem em constante reflexão sobre o que permeia o contexto de uma educação bilíngue, trazendo conceitos e práticas desejadas em contextos em que alunos surdos e ouvintes devem conviver harmonicamente amparados por seus direitos pedagógicos e linguísticos, em escolas bilíngues para surdos e em escolas regulares com classes bilíngues. O desafio é grande para todos os envolvidos e preocupados em promover qualidade de ensino e aprendizagem: aos gestores, aos profissionais docentes e intérpretes, familiares. Embora a luta por garantias para essa qualidade pareça longa, ainda há muito o que se refletir, concretizar. Este volume apresenta uma coletânea de trabalhos desenvolvidos por concluintes da turma de 2020-2022, elaborados juntamente com seus orientadores e que passaram por avaliação dos orientadores e de um avaliador convidado, estando, portanto, os conteúdos e a apresentação totalmente de acordo com os proponentes. Como todo trabalho pedagógico, mãos se reúnem para a edificação e a Coordenação de Pós-graduação contou com a participação e o apoio de mãos fortes e comprometidas: Matheus Augusto Medeiros, Paula Tatiane Santos, alunos de cursos de Graduação e de Pós-graduação que se dedicaram na organização deste volume; Departamento de Desenvolvimento Humano Cientifico e Tecnológico (DDHCT/INES), nas pessoas de Jean Fuglino e Danielle Lins, que não mediram esforços para essa conquista; aos docentes/orientadores, que acreditaram neste projeto e autorizaram a publicação. Boa leitura e tenham em mente: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)
Descrição: Educação de surdos em perspectiva bilíngue / Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz (Org.); Paula Tatiane Rocha dos Santos (Ilust.); Matheus Augusto Oliveira Medeiros (Colab.).— Rio de Janeiro: INES, 2023. 159 p. : il. color. 1. Surdos - Educação. 2. Língua Brasileira de Sinais. 3. Língua Portuguesa. 4. Ensino. 5. Metodologia. 6. Surdos - História.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1320
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação de Surdos em Perspectiva Bilíngue - Versão Final com ISBN.pdf2,62 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons