Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/128
Título: A construção de uma proposta de ensino de Língua de Sinais Brasileira: a experiência do curso de extensão de Libras da UFJF
Autor(es): Rodrigues, Carlos Henrique
Silvério, Carla Couto de Paula
Romeiro, Sônia Aparecida Leal Vitor
Palavras-chave: Libras;Bilinguismo
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: RODRIGUES, C. H.; SILVÉRIO, C. C. da P.; ROMEIRO, S. A. L. V. A construção de uma proposta de ensino de Língua de Sinais Brasileira: a experiência do curso de extensão de Libras da UFJF. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 175-176.
Resumo: Nesta pesquisa, com base na proposta do Curso de Extensão de Libras oferecido pelo Grupo de Estudos em Educação de Surdos do Neped-UFJF, construímos uma reflexão acerca da metodologia de ensino de Libras como segunda língua para ouvintes e da necessidade de um material didático produzido sobre a mesma abordagem de ensino. Para tanto, observamos, investigamos e analisamos os três primeiros módulos do curso, oferecidos entre março de 2011 e junho de 2012. O foco da investigação concentrou-se na identificação da abordagem que fundamenta o trabalho dos professores, assim como na análise das estratégias adotadas para o ensino de Libras como segunda língua. A pesquisa evidenciou que, com base numa perspectiva sociointeracionista de ensino de línguas, os professores visam ao desenvolvimento da fluência dos cursistas por meio da criação de situações reais de interação em Libras apoiadas pela discussão sobre os diferentes usos que ocorrem nas mais diversas situações e contextos de interação, estimulando os aprendizes a interagirem de forma significativa nessa língua. Notou-se que a regularidade de alguns aspectos durante as aulas, os quais estruturaram a proposta de ensino, a saber: (i) o uso de vídeos-texto em Libras e de estímulos visuais (imagens e fotografias) como base das aulas; (ii) o uso constante da Libras durante as aulas e não do Português; (iii) a separação de um espaço ao final das aulas para uma reflexão, em Português, sobre o que foi abordado. Além disso, observamos que a adoção de material didático e a sistematização do vocabulário ao final das aulas concorreriam para o aprendizado dos alunos. Enfim, é possível afirmar que a abordagem sociointeracionista contribui com o ensino de Libras, visto que favorece a construção de estratégias de ensino que buscam empregar textos autênticos em Libras e criar na sala de aula a necessidade real de interação nessa língua.
Descrição: Texto de duas páginas com Resumo e Referências de trabalho apresentado no Congresso do INES. Pesquisa sobre Curso de Extensão de Libras da UFJF oferecido pelo Grupo de Estudos em Educação de Surdos do Neped apresenta metodologia de ensino de Libras como segunda língua para ouvintes e importância de material didático.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/128
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues, Silveiro, Romeiro, 2012.pdf296,29 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.