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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1269
Título: | Reflexões sobre acesso e permanência de alunos surdocegos no Ensino Superior |
Autor(es): | Medeiros, Matheus Augusto Oliveira |
Produtor: | DESU |
Palavras-chave: | Surdocequeira;Surdocego;Ensino Superior;Acessibilidade |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | INES |
Citação: | MEDEIROS, M. A. O. Reflexões sobre acesso e permanência de alunos surdocegos no Ensino Superior. TCC (Graduação em Pedagogia) Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2021. |
Resumo: | A surdocegueira não é a junção de duas deficiências, surdez e cegueira: ela é considerada uma deficiência única devido às características, mesmo que ocorra a perda sensorial em momentos diferentes. Por ser pouco estudada, demanda muitas pesquisas, sobretudo no que se refere às características, origens e condições de acessibilidade, que, muitas vezes, causam desafios e percalços aos estudantes, não exclusivamente devido à limitação cognitiva, mas à falta de estudos, estratégias, empenho e oferta de políticas que levem o aluno surdocego ao êxito em suas atividades escolares, profissionais e sociais. Ainda que haja leis que amparam a acessibilidade para esses sujeitos nos contextos citados, como a Lei de Libras (BRASIL, 2002), o Decreto de Libras (BRASIL, 2005), a Lei do Intérprete de Libras (BRASIL, 2010), a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (BRASIL, 2015), a complementação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2021), entre outras, ainda são necessárias muitas conquistas que atendam, de fato, suas necessidades de ensino-aprendizagem. No Ensino Superior, foco deste trabalho, graduandos e pós-graduandos enfrentam desafios, desde a aprovação no processo seletivo até o término de suas formações, por isso, esta pesquisa busca provocar, refletir e analisar o contexto de entrada e permanência dos indivíduos surdocegos no Ensino Superior (graduação e pósgraduação), por meio de um estudo bibliográfico e pesquisa de campo (CADERNASCIMENTO e DA COSTA, 2007; GALASSO e ESDRAS, 2017, FALKOSKI e MAIA, 2020, entre outros) e documental (BRASIL, 2002; 2005; 2010; 2021, entre outros documentos jurídicos), trazendo em pauta suas expectativas e os desafios pelos quais passaram durante os cursos, pensando em aspectos como acessibilidade atitudinal, de conteúdo e arquitetônica. Além da pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002), foi realizada uma pesquisa por meio de um questionário eletrônico junto a indivíduos surdocegos, que revelou as diversas barreiras enfrentadas no Ensino Superior, incluindo instituições públicas e privadas, o que comprova a necessidade de melhorar condições de ensino-aprendizagem para o bom atendimento de todos. |
Descrição: | TCC apresentado ao curso de Pedagogia modalidade presencial do DESU INES. Arquivo textual com 70 folhas. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1269 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | Cruz, Osilene Maria de Sá e (Orientadora) |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Matheus Augusto - FINAL.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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