Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1269
Título: Reflexões sobre acesso e permanência de alunos surdocegos no Ensino Superior
Autor(es): Medeiros, Matheus Augusto Oliveira
Produtor: DESU
Palavras-chave: Surdocequeira;Surdocego;Ensino Superior;Acessibilidade
Data do documento: 2021
Editor: INES
Citação: MEDEIROS, M. A. O. Reflexões sobre acesso e permanência de alunos surdocegos no Ensino Superior. TCC (Graduação em Pedagogia) Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2021.
Resumo: A surdocegueira não é a junção de duas deficiências, surdez e cegueira: ela é considerada uma deficiência única devido às características, mesmo que ocorra a perda sensorial em momentos diferentes. Por ser pouco estudada, demanda muitas pesquisas, sobretudo no que se refere às características, origens e condições de acessibilidade, que, muitas vezes, causam desafios e percalços aos estudantes, não exclusivamente devido à limitação cognitiva, mas à falta de estudos, estratégias, empenho e oferta de políticas que levem o aluno surdocego ao êxito em suas atividades escolares, profissionais e sociais. Ainda que haja leis que amparam a acessibilidade para esses sujeitos nos contextos citados, como a Lei de Libras (BRASIL, 2002), o Decreto de Libras (BRASIL, 2005), a Lei do Intérprete de Libras (BRASIL, 2010), a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (BRASIL, 2015), a complementação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2021), entre outras, ainda são necessárias muitas conquistas que atendam, de fato, suas necessidades de ensino-aprendizagem. No Ensino Superior, foco deste trabalho, graduandos e pós-graduandos enfrentam desafios, desde a aprovação no processo seletivo até o término de suas formações, por isso, esta pesquisa busca provocar, refletir e analisar o contexto de entrada e permanência dos indivíduos surdocegos no Ensino Superior (graduação e pósgraduação), por meio de um estudo bibliográfico e pesquisa de campo (CADERNASCIMENTO e DA COSTA, 2007; GALASSO e ESDRAS, 2017, FALKOSKI e MAIA, 2020, entre outros) e documental (BRASIL, 2002; 2005; 2010; 2021, entre outros documentos jurídicos), trazendo em pauta suas expectativas e os desafios pelos quais passaram durante os cursos, pensando em aspectos como acessibilidade atitudinal, de conteúdo e arquitetônica. Além da pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002), foi realizada uma pesquisa por meio de um questionário eletrônico junto a indivíduos surdocegos, que revelou as diversas barreiras enfrentadas no Ensino Superior, incluindo instituições públicas e privadas, o que comprova a necessidade de melhorar condições de ensino-aprendizagem para o bom atendimento de todos.
Descrição: TCC apresentado ao curso de Pedagogia modalidade presencial do DESU INES. Arquivo textual com 70 folhas.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1269
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Cruz, Osilene Maria de Sá e (Orientadora)
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Matheus Augusto - FINAL.pdf1,72 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons