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Título: Professora Ouvinte na Educação Infantil de Surdos: Estratégias Bilíngues da Educação Física Escolar
Autor(es): Azevedo, Vivian Buenaga de
Produtor: INES
Palavras-chave: Classes inclusivas;Educação infantil;Línguas de sinais
Data do documento: Jun-2022
Editor: INES
Citação: AZEVEDO, Vivian Buenga de. Professora Ouvinte na Educação Infantil de Surdos: Estratégias Bilíngues da Educação Física Escolar.. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Bilíngue), Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de janeiro, 2022.
Resumo: Ao entrar no Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), havia intenção de pesquisar sobre a inclusão do aluno surdo na Educação Física escolar. No decorrer dos diálogos junto à orientadora Drª. Claudia Pimentel, surgem novos horizontes, que modificaram as ideias iniciais. Os estudos sobre a Educação Infantil, materiais didáticos bilíngues e a própria educação dos surdos, acrescentaram perspectivas à pesquisa. A inserção no grupo de pesquisa “Educação, Mídias e Comunidade Surda” foi um campo aberto para o conhecimento. Palestras organizadas pelo grupo com pesquisadores externos, como a autora Tatiana Lebedeff, nortearam a base metodológica da pesquisa. Surge então a opção por analisar os estudos de Gallaudet que propõe o projeto Leitura Compartilhada, estabelecendo princípios para nortear a relação adulto ouvinte com criança surda durante a leitura de livros de literatura infantil. Durante o trabalho de revisão bibliográfica no campo da Educação Física para alunos surdos, foi surpreendente o encontro com a pesquisa da autora Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira. Surge então o interesse na parceria com a autora, que analisa as brincadeiras corporais tradicionais no Brasil com poesias e letras de música para crianças surdas. Surge também a ideia de propor uma análise de procedimentos ou passos que professores ouvintes de Educação Física podem seguir, quando nas escolas onde trabalhem forem matriculadas crianças surdas em classes regulares da Educação Básica. Definiu-se então o pertencimento do meu trabalho tanto ao campo da literatura infantil, tendo em vista as cantigas tradicionais e poesias para a primeira infância como ao campo da Educação Física. A reelaboração do projeto e trajetória de pesquisa resultou na opção por elaborar dois artigos e um produto. O artigo “Professora ouvinte na educação dos surdos: diálogos sobre histórias e Brincadeiras na Educação Infantil” contou com a colaboração de três autoras e foi fruto da trajetória de escrita do grupo de pesquisa coordenado por minha orientadora. A interação das autoras resultou em apresentação no Seminário de Grupo de Pesquisa sobre Infâncias (Grupeci) e posteriormente, na autorização para publicação do estudo adaptado para o E-Book do 7º Grupeci. Autores como Karnopp (2001), 8 Lebedeff (2007), Pimentel (2011) e Taveira (2014), fundamentaram esse primeiro momento da pesquisa. O artigo “Educação Física Escolar: estratégias bilíngues para o ensino de crianças surdas da Educação Infantil”, foi resultado da parceria consolidada com a pesquisadora Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira. Após diversas trocas construtivas, leituras e reflexões compartilhadas sobre sua pesquisa, fizemos o convite para escrita à três e consolidamos o estudo no campo da Educação Física Escolar para crianças surdas. Autores como Campello (2008), Taveira (2014), Lebedeff (2007), Ferreira (2017), Perlin (2006), Pimentel (2011) e Vigotsky (2009) fundamentaram esse segundo momento da pesquisa. A feitura do produto originou-se entre a escrita dos artigos, foi necessário um mergulho profundo na língua de sinais. Visando aprimorar o uso da Libras, realizei um processo longo de consulta a uma professora surda. Para concretude desse produto, foram utilizados recursos disponíveis em nosso cotidiano tais como: tecnologias digitais, aplicativos e QR codes. O intuito foi de utilizar materiais e equipamentos acessíveis para mostrar a possibilidade de qualquer professor poder reproduzir essa feitura em seu espaço de trabalho
Descrição: Conjunto de dois artigos mais um produto denominado “Cartilha da Educação Física Infantil Para Professores de Crianças Surdas” apresentado ao Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre. Orientadora: Prof. Drª. Claudia Pimentel, intitulado: Professora Ouvinte na Educação Infantil de Surdos: Estratégias Bilíngues da Educação Física Escolar
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1235
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Pimentel, Cláudia (Orientadora)
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