Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1229
Título: | Estratégias de ensino remoto para o aluno com surdez durante a pandemia do covid-19 |
Autor(es): | Araújo, Solange Oliveira Gomes de |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Ensino remoto;TCC;Pesquisa narrativa;Educação de surdos;Pandemia |
Data do documento: | 7-Jun-2022 |
Editor: | INES |
Citação: | ARAÚJO, Solange Oliveira Gomes de. Estratégias de ensino remoto para o aluno com surdez durante a pandemia do covid-19. Orientador:Tania Chalhub. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Paraíba , 2022. |
Resumo: | No ano de 2020, a pandemia do novo “Corona Vírus” assolou o mundo sendo preciso fazer mudanças no nosso comportamento nos espaços sociais, pessoais e profissionais. Portanto, a necessidade de focar na proposta de ensino à distância tornou-se necessário para que fosse possível continuar instigando o interesse do aluno surdo em participar das atividades. A intenção foi continuar as atividades bilíngues com o aluno surdo, evitando deixá-los sem o contato com outros surdos e sem a comunicação em sua primeira língua, observando que, em sua maioria, eles são nascidos em família ouvinte, usuária da comunicação oral auditiva. A experiência aqui relatada teve como objetivo geral descrever a prática de ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Para a realização desta pesquisa foi empregado o método de pesquisa narrativa, em que os dados e o modo de produção são descritos de acordo com a experiência vivida. Foi possível criar aulas dinâmicas com apresentação de vídeos com acessibilidade a exemplo dos vídeos “Cine gibi da turma da Monica” ou vídeos do YouTube, jogos de memória criados de acordo com o tema trabalhado, atividades avaliativas utilizando o google.com/forms, e outras várias opções de elementos para usar em aulas online que podem ser adaptadas com uso de imagem e de sinais em LIBRAS, para alcançar o aluno surdo. As atividades relatadas neste trabalho foram algumas das que funcionaram tão bem que, ao retomarmos as aulas presenciais, o uso do computador tornou-se importante para estimular a aprendizagem do aluno surdo. Dessa forma, trazer o aluno surdo para o cotidiano virtual tornou-se, a princípio, um desafio difícil, porém não foi impossível. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1229 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | (Orientadora) Chalhub, Tania |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Solange_Oliveira_Gomes_Araujo_TCC_2022.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 680,65 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
X2Download.app-Resumo TCC.mp4 | Resumo do TCC em LIBRAS | 14,52 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons