Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1229
Título: Estratégias de ensino remoto para o aluno com surdez durante a pandemia do covid-19
Autor(es): Araújo, Solange Oliveira Gomes de
Produtor: INES
Palavras-chave: Ensino remoto;TCC;Pesquisa narrativa;Educação de surdos;Pandemia
Data do documento: 7-Jun-2022
Editor: INES
Citação: ARAÚJO, Solange Oliveira Gomes de. Estratégias de ensino remoto para o aluno com surdez durante a pandemia do covid-19. Orientador:Tania Chalhub. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Paraíba , 2022.
Resumo: No ano de 2020, a pandemia do novo “Corona Vírus” assolou o mundo sendo preciso fazer mudanças no nosso comportamento nos espaços sociais, pessoais e profissionais. Portanto, a necessidade de focar na proposta de ensino à distância tornou-se necessário para que fosse possível continuar instigando o interesse do aluno surdo em participar das atividades. A intenção foi continuar as atividades bilíngues com o aluno surdo, evitando deixá-los sem o contato com outros surdos e sem a comunicação em sua primeira língua, observando que, em sua maioria, eles são nascidos em família ouvinte, usuária da comunicação oral auditiva. A experiência aqui relatada teve como objetivo geral descrever a prática de ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Para a realização desta pesquisa foi empregado o método de pesquisa narrativa, em que os dados e o modo de produção são descritos de acordo com a experiência vivida. Foi possível criar aulas dinâmicas com apresentação de vídeos com acessibilidade a exemplo dos vídeos “Cine gibi da turma da Monica” ou vídeos do YouTube, jogos de memória criados de acordo com o tema trabalhado, atividades avaliativas utilizando o google.com/forms, e outras várias opções de elementos para usar em aulas online que podem ser adaptadas com uso de imagem e de sinais em LIBRAS, para alcançar o aluno surdo. As atividades relatadas neste trabalho foram algumas das que funcionaram tão bem que, ao retomarmos as aulas presenciais, o uso do computador tornou-se importante para estimular a aprendizagem do aluno surdo. Dessa forma, trazer o aluno surdo para o cotidiano virtual tornou-se, a princípio, um desafio difícil, porém não foi impossível.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1229
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: (Orientadora) Chalhub, Tania
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Solange_Oliveira_Gomes_Araujo_TCC_2022.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)680,65 kBAdobe PDFDownload/Abrir
X2Download.app-Resumo TCC.mp4Resumo do TCC em LIBRAS14,52 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons