Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1210
Título: Acessibilidade em museus e a alfabetização científica na formação de professores
Autor(es): Chalhub, Tania
Gomes, Marisa
Produtor: Fundação CECIERJ
Palavras-chave: Museus;Acessibilidade;Formação de professores;Alfabetização científica
Data do documento: 2021
Editor: CECIERJ
Citação: CHALHUB, T.; GOMES, M. Acessibilidade em museus e a alfabetização científica na formação de professores. In: ROCHA, J. N. (org.). -Acessibilidade em museus e centros de ciências : experiências, estudos e desafios . Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021
Resumo: Museus são espaços educacionais importantes na formação de diferentes públicos e, para alunos surdos, são fundamentais pela visualidade e abrangência das temáticas que abordam. Porém, para atender à diversidade de público, é essencial que os museus tenham a acessibilidade como política inclusiva. Este capítulo apresenta algumas atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação dos surdos relacionadas à inclusão e à acessibilidade nos museus. Nosso foco é em acessibilidade comunicacional para os surdos, grupo que apresenta essa demanda social, geralmente não atendida nos diversos espaços culturais e educacionais do nosso país. Dessa forma, discutiremos aspectos relevantes para a inclusão de alunos surdos nos museus, bem como descreveremos como o espaço visitado tem adotado estratégias de alfabetização científica voltadas para esse público. Após a primeira visitação e diálogos com os gestores da Casa da Ciência, identificamos, com um grupo de alunos, os pontos que precisavam de acessibilidade. Todo o processo foi intercalado por leituras e debates na sala de aula, desencadeando no posterior desenvolvimento de materiais e estratégias consideradas mais adequadas para possibilitar acessibilidade a todos: legendas nos vídeos, animação e vídeo em Libras sobre a exposição, seus objetivos, aparatos e dinâmicas. As atividades resultaram em recursos de acessibilidade que ficaram disponíveis na exposição.
Descrição: Capítulo de livro com 11 páginas
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1211
ISBN: 978-85-458-0246-4
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas
Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHALHUB_GOMES_2021_NorbertoRocha_2021_AcessibilidadeEmMuseusDeCiencias_cap.pdf632,2 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons