Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChalhub, Tania-
dc.contributor.authorGomes, Marisa-
dc.date.accessioned2022-11-28T18:39:21Z-
dc.date.available2022-11-28T18:39:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCHALHUB, T.; GOMES, M. Acessibilidade em museus e a alfabetização científica na formação de professores. In: ROCHA, J. N. (org.). -Acessibilidade em museus e centros de ciências : experiências, estudos e desafios . Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-458-0246-4-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1211-
dc.description.abstractMuseus são espaços educacionais importantes na formação de diferentes públicos e, para alunos surdos, são fundamentais pela visualidade e abrangência das temáticas que abordam. Porém, para atender à diversidade de público, é essencial que os museus tenham a acessibilidade como política inclusiva. Este capítulo apresenta algumas atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação dos surdos relacionadas à inclusão e à acessibilidade nos museus. Nosso foco é em acessibilidade comunicacional para os surdos, grupo que apresenta essa demanda social, geralmente não atendida nos diversos espaços culturais e educacionais do nosso país. Dessa forma, discutiremos aspectos relevantes para a inclusão de alunos surdos nos museus, bem como descreveremos como o espaço visitado tem adotado estratégias de alfabetização científica voltadas para esse público. Após a primeira visitação e diálogos com os gestores da Casa da Ciência, identificamos, com um grupo de alunos, os pontos que precisavam de acessibilidade. Todo o processo foi intercalado por leituras e debates na sala de aula, desencadeando no posterior desenvolvimento de materiais e estratégias consideradas mais adequadas para possibilitar acessibilidade a todos: legendas nos vídeos, animação e vídeo em Libras sobre a exposição, seus objetivos, aparatos e dinâmicas. As atividades resultaram em recursos de acessibilidade que ficaram disponíveis na exposição.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCECIERJpt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.titleAcessibilidade em museus e a alfabetização científica na formação de professorespt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerFundação CECIERJ-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalCapítulo de livro com 11 páginaspt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas
Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHALHUB_GOMES_2021_NorbertoRocha_2021_AcessibilidadeEmMuseusDeCiencias_cap.pdf632,2 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons