Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1205
Título: | Balanceamento de reações químicas para alunos surdos: uma proposta de ensino com bolinhas de isopor e a produção de desenhos na avaliação |
Autor(es): | Fernandes, Jomara Mendes Reis, Ivoni de Freitas |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Desenhos;Reações químicas;Materiais didáticos;Ensino de Química |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | INES |
Citação: | FERNANDES, Jomara Mendes; REIS, Ivoni de Freitas. Balanceamento de reações químicas para alunos surdos: uma proposta de ensino com bolinhas de isopor e a produção de desenhos na avaliação. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 60-71, 2016. |
Resumo: | Não somente no que tange à educação do aluno com deficiência, mas também na área de ensino de ciências em geral, é constante a busca por soluções que viabilizem uma aprendizagem eficaz e duradoura. Em Química, é muito comum a necessidade de uma maior abstração para a compreensão dos diferentes conceitos científicos. Portanto, é frequente a utilização de recursos de ensino que explorem de maneiras variadas determinado fenômeno, a fim de auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo do aluno. Defendemos que toda a prática pedagógica voltada para o trabalho com alunos surdos precisa se basear no uso de variados recursos visuais e de materiais concretos e acessíveis. O uso de modelos didáticos com bolinhas de isopor na representação das combinações entre os átomos dos reagentes para formar os produtos em reações químicas mostrou-se uma eficiente alternativa para trabalhar a concepção da conservação da massa. Assim, nosso anseio no presente artigo é relatar a viabilidade e a potencialidade do uso de modelos didáticos de bolinhas de isopor como ferramenta auxiliadora no estudo de reações químicas. Apresentaremos também nesse ensaio os resultados provenientes da elaboração de desenhos por surdos, os quais se revelaram um instrumento avaliativo adequado e acessível a esses sujeitos. Concluímos que os estudantes surdos que participaram das aulas propostas desenvolveram um raciocínio correto e satisfatório na elaboração de desenhos sobre o balanceamento de reações químicas, atuando como agentes diretos na construção do saber. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 33, p. 60-71, 2016. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1035/926. Acesso em: 6 nov. 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1205 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1035-Texto do Artigo-2800-1-10-20200620.pdf | Artigo | 3 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons