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Título: Festival de Parintins: uma proposta de Unidade Didática (UD) para ensino de Língua Portuguesa como segunda língua
Autor(es): Rossi, Helena
Nunes, Leila
Portella, Sandro
Merçon, Thays
Produtor: INES
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Festival de Parintins;Libras;Unidade Didática
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: ROSSI, Helena; NUNES, Leila; PORTELLA, Sandro; MERÇON, Thays. Festival de Parintins: uma proposta de Unidade Didática (UD) para ensino de Língua Portuguesa como segunda língua. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 34, p. 16-23, 2016.
Resumo: O presente estudo visa à produção de Unidade Didática direcionada ao terceiro ano do ensino fundamental, na perspectiva do ensino da Língua Portuguesa escrita enquanto segunda língua (L2). Ao abordar o Festival de Parintins, a Unidade permite aos alunos conhecerem os elementos culturais da Região Norte através de mapas e atividades desenvolvedoras de vocabulário, leitura e escrita, em uma elaboração conjunta através das seguintes etapas: 1) levantamento de dados da realidade dos alunos como ponto de partida para aprendizagem; 2) expansão do vocabulário e; 3) conceituação interdisciplinar dos conteúdos a serem assimilados. A verificação do vocabulário e da escrita em Língua Portuguesa será realizada em sala de aula, por meio de atividades lúdicas, individuais e coletivas. Em Língua Brasileira de Sinais (Libras), indaga-se aos estudantes sobre o Festival de Parintins, e, mediante suas respostas, anotam-se as palavras-chave na lousa, utilizando-se conjuntamente a Libras e o português escrito. Posteriormente, com o mapa do Brasil, os alunos recebem imagens da festividade legendadas em português, para que as colem na região geográfica correspondente ao local da festa. Em seguida, utilizam-se palavras cruzadas com elementos da festa representados por imagens, onde os estudantes, por meio da observação das imagens, escrevem as palavras correspondentes a elas. Por fim, em fitas azuis e vermelhas, serão apresentados nomes dos personagens da festa e os estudantes escolherão aqueles que irão representar, produzindo uma encenação do Festival com um enredo construído por eles. Desta forma, partindo da Libras e do letramento visual, a Unidade Didática busca, por meio da interdisciplinaridade, construir conhecimento no campo da Língua Portuguesa, História e Geografia.
Descrição: In Arqueiro, n. 34, p. 16-23, 2016. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1040/948. Acesso em: 15 out. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1202
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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