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Título: O uso de histórias infantis como ferramenta criativa nas aulas de artes visuais com alunos surdos: uma experiência em educação ambiental
Autor(es): Varges, Aline
Viana, Juliete
Horowicz, Noemi
Malheiros, Ricardo
Mariani, Ruth
Portrella, Sandro
Manes, Stella
Produtor: INES
Palavras-chave: Histórias infantis;Educação de Surdos;Arte
Data do documento: 2015
Editor: INES
Citação: VARGES, Aline [...]. O uso de histórias infantis como ferramenta criativa nas aulas de artes visuais com alunos surdos: uma experiência em educação ambiental. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 31, p. 32-40.
Resumo: A escola dos cidadãos deve ser aquela q u e c o n s t r ó i u m a c o m u n i d a d e c o o p e r a t i va , n e c e s s i t a n d o e s t a r tolerante à diversidade, e demanda uma pedagogia voltada ao respeito das diferenças e ao intercâmbio contínuo entre professores e educandos, visando à sustentabilidade. A prática nas aulas de Artes Visuais, trabalhando as histórias infantis e os contos de fadas é importante para o desenvolvimento de um futuro leitor. A partir do "Era Uma Vez...” o aluno se transporta para um mundo da fantasia, onde a imaginação e a criatividade se encontram e se confluem, fazendo com que a “magia” da história domine o momento de aprendizagem. Os alunos surdos têm a Língua Brasileira de Sinais como sua primeira língua e, por esse motivo, necessitam que tais contos sejam adaptados à sua língua para que assimilem o conteúdo transmitido. Assim, este artigo busca relatar uma experiência realizada em uma sala de Artes, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, com a participação de alunos de três turmas distintas do primeiro ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Neste projeto, descrevemos a importância dos livros infantis e dos contos de fadas para esses alunos, p o s s i b i l i t a n d o a d i v u l g a ç ã o d a Literatura Surda, a fim de fazer comparações entre esta e a literatura adaptada, percebendo, assim, suas diferenças. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação crítica, considerando as a ç õ e s d o s p a r t i c i p a n t e s , s u a perspectiva, seu sentido, mas não apenas para registro e posterior interpretação do pesquisador, como também o crescimento individual dos alunos, por meio da construção dos fantoches e suas casinhas com materiais reaproveitados: visando à Educação A m b i e n t a l . E n c o n t r a m o s c o m o resultado a elaboração de várias histórias contadas de formas diferentes e vários brinquedos. Criativamente, encontramos novas respostas para desafios que passamos a perceber, reconhecer e utilizar, assim, a prática visando à sustentabilidade.
Descrição: In Arqueiro, n. 31, p. 32-40, 2015. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1019/942. Acesso em: 30/10/2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1200
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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