Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1197
Título: O programa Boardmaker como ferramenta para o ensino de português escrito como segunda língua para surdos: um estudo
Autor(es): Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Menezes, Laíza Duarte
Produtor: INES
Palavras-chave: Segunda língua;Português;Escrita;Boardmaker
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp; MENEZES, Laíza Duarte. O programa Boardmaker como ferramenta para o ensino de português escrito como segunda língua para surdos: um estudo. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 50-59, 2016.
Resumo: A falta de acessibilidade comunicacional e linguística trazem prejuízos incalculáveis não somente para a educação formal, mas para a formação cidadã do aluno surdo. Entretanto, concomitantemente ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), podem ocorrer outros recursos e métodos para potencializar e/ou facilitar a aprendizagem desses alunos. Diante deste fato, propomos o trabalho com o software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro, versão 6, para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2). O estudo foi desenvolvido nos Centros de Atendimento Educacional Especializado Centro e Sul (CAEE) e contou com a participação de alunos surdos matriculados na rede regular e que frequentam o AEE. Em relação à temática presente, as inúmeras pranchas existentes e possibilidades de criação de novas no software, possibilitaram-nos inserir vídeos sinalizados, imagens e textos capazes de trazer ao aluno elementos que facilitem a aquisição da L2 em sua modalidade escrita. A visualização e leitura (inferência) nas pranchas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) permitiu ao aluno produzir um texto semelhante em Língua de Sinais e em Português.
Descrição: In Arqueiro, n. 33, p. 50-59, 2016. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1034/925. Acesso em: 6 nov. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1197
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1034-Texto do Artigo-2797-1-10-20200620.pdfArtigo3,56 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons