Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp | - |
dc.contributor.author | Menezes, Laíza Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-13T19:18:29Z | - |
dc.date.available | 2022-11-13T19:18:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp; MENEZES, Laíza Duarte. O programa Boardmaker como ferramenta para o ensino de português escrito como segunda língua para surdos: um estudo. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 33, p. 50-59, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1197 | - |
dc.description.abstract | A falta de acessibilidade comunicacional e linguística trazem prejuízos incalculáveis não somente para a educação formal, mas para a formação cidadã do aluno surdo. Entretanto, concomitantemente ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), podem ocorrer outros recursos e métodos para potencializar e/ou facilitar a aprendizagem desses alunos. Diante deste fato, propomos o trabalho com o software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro, versão 6, para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2). O estudo foi desenvolvido nos Centros de Atendimento Educacional Especializado Centro e Sul (CAEE) e contou com a participação de alunos surdos matriculados na rede regular e que frequentam o AEE. Em relação à temática presente, as inúmeras pranchas existentes e possibilidades de criação de novas no software, possibilitaram-nos inserir vídeos sinalizados, imagens e textos capazes de trazer ao aluno elementos que facilitem a aquisição da L2 em sua modalidade escrita. A visualização e leitura (inferência) nas pranchas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) permitiu ao aluno produzir um texto semelhante em Língua de Sinais e em Português. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Segunda língua | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Boardmaker | pt_BR |
dc.title | O programa Boardmaker como ferramenta para o ensino de português escrito como segunda língua para surdos: um estudo | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 33, p. 50-59, 2016. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1034/925. Acesso em: 6 nov. 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1034-Texto do Artigo-2797-1-10-20200620.pdf | Artigo | 3,56 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons