Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1187
Título: | Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos : análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusiva |
Autor(es): | Jacinto, Carlos Antonio Valadão, Michelle Nave |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Lingua Portuguesa;Educação de Surdos |
Data do documento: | Jun-2017 |
Editor: | INES |
Citação: | JACINTO, Carlos Antonio; VALADÃO,Michelle Nave. Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos : análise das práticas de ensino desenvolvidas em uma turma inclusiva. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 35, p. 48-61. |
Resumo: | No Brasil, segundo os preceitos do bilinguismo, o ensino da Língua Portuguesa escrita para os surdos deve ser baseado em metodologias de segunda língua (L2) e desenvolvido a partir de suas experiências em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Partindo desses preceitos, o presente estudo investigou os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita vivenciados por um aluno surdo em uma classe inclusiva, buscando analisar as metodologias de ensino empregadas pelas professoras regentes, e verificar o uso da Libras como L1 no processo de ensino do português como L2. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Para a coleta de dados, utilizou--se observação participante, diário de campo e análise documental. Os resultados demonstraram que, no referido processo, não houve a valorização da Libras como primeira língua (L1), nem o uso de metodologias de ensino da Língua Portuguesa pautadas em L2. Diante do mencionado, concluímos que as práticas de ensino da língua escrita, desenvolvidas na situação inclusiva, não atenderam à proposta bilíngue e não abarcaram as singularidades linguísticas e culturais do estudante surdo. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 35, p. 48-61, 2017. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1059/973. Acesso em: 22/10/2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1187 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1059-Texto do Artigo-2946-1-10-20200620.pdf | Artigo | 2,99 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons