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Título: Experiência com adultos surdos em um contexto de Letramento
Autor(es): Pereira, Andresa Vaniele Barbosa
Palavras-chave: Libras;Adultos Surdos;Letramento;Língua Portuguesa
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: PEREIRA, A. V. B. Experiência com adultos surdos em um contexto de Letramento. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 245.
Resumo: No Brasil, ainda existem muitos surdos adultos que não adquiriram a língua. Nem a Língua Portuguesa na modalidade oral ou escrita e nem a Língua de Sinais, na modalidade gesto-visual. Comunicam-se por conjunto de gestos desenvolvidos no contexto familiar, mas por falta de aquisição de uma primeira língua, a interlocução com outros falantes fica muito restrita. Esta situação promove o isolamento destes indivíduos que, desta forma, apresentam precário desenvolvimento em suas habilidades sociais. A ausência ou precariedade de uma língua comum que sirva como mediadora do conhecimento que circula pelos ambientes sociais termina por desencadear outras dificuldades relativas à comunicação entre surdos, professores e familiares. A Prefeitura Municipal de Ubarana (PMU) desenvolve programa de alfabetização desses adultos realizado na perspectiva do Letramento, ou seja, as práticas de leitura e de escrita serão abordadas dentro de contextos e demandas sociais, valorizando as experiências cotidianas. Essas constituem o ponto de partida dos temas abordados em sala de aula que enfatizam as habilidades e competências necessárias à autonomia dos alunos. Normalmente são os familiares que efetuam a matrícula dos alunos surdos com idades entre 19 e 38 anos. Ao chegarem à escola, ainda não estabelecem comunicação formal com pessoas fora do seu grupo familiar. O trabalho desenvolvido visa ao desenvolvimento de competências na área da aquisição da Língua de Sinais e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, é apresentada ao aluno. Ler e escrever são processos sociais diferentes, utilizados para a comunicação entre as pessoas, no entanto, todos estão limitados à necessidade de serem compreensíveis no contexto da interação. As vivências e materiais utilizados priorizam atividades significativas onde os conhecimentos tenham valor prático para os alunos, priorizando o canal visual uma vez que é por esta via que a pessoa surda forma conceitos, desenvolve habilidades e adquire modos próprios de conhecer a realidade.
Descrição: Texto com Resumo de apresentação de Pôster apresentado no Congresso do INES. Autor apresenta programa de alfabetização de adultos surdos desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ubarana (PMU) na perspectiva do Letramento valorizando as experiências cotidianas.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/118
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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