Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1178
Título: Formação continuada do tradutor intérprete educacional de Língua de Sinais e Língua Portuguesa
Autor(es): Antonio, Luiz
Costa, Renata
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Intérpretes educacionais;TILSP;Formação continuada
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: COELHO, Luiz; FRASSON, Antonio; SCHUBERT, Silvana; KUHN, Kalicia. Lutas e resistências dos movimentos sociais dos surdos pela garantia da educação de qualidade. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 14-29.
Resumo: Este trabalho versa, conforme Decreto no 5.626/05, a respeito da formação dos Tradutores-Intérpretes Educacionais de Libras no cenário brasileiro de educação de surdos. Elenca os possíveis caminhos de formação e aprimoramento profissional, como curso de extensão universitária, na tentativa de abranger as demandas de tradução e interpretação. As discussões ora expostas ultrapassam as questões de opções formativas do Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSP), tangendo percepções mais aprofundadas concernentes à atuação profissional nos espaços educacionais, bem como sua importância no processo de aprendizagem de educandos surdos (BELÉM, 2010; COSTA, 2017; LACER-DA, 2009). Por fim, entende-se que se faz necessário investir em uma formação inicial e continuada, em cursos de nível superior, de forma a sedimentar o exercício tradutório-interpretativo res-significando a práxis nos diversos contextos sociais contemporâneos.
Descrição: In Arqueiro, n. 37, p. 34-45, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1088/1031. Acesso em: 18/09/2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1178
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1088-Texto do Artigo-3065-1-10-20200620.pdfArtigo1,95 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons