Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1144
Título: | Estratégias tecnológicas para educação de surdos: TV INES Google Imagens e Google Maps |
Título(s) alternativo(s): | Technological strategies for deaf education: TV INES, Google Images and Google Maps |
Autor(es): | Nunes, Valeria Fernandes |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Educação de Surdos;Uso de tecnologias;Atividades didáticas;Sala de Recursos |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | INES |
Citação: | NUNES, Valeria. Estratégias tecnológicas para educação de surdos: TV INES Google Imagens e Google Maps = Technological strategies for deaf education: TV INES, Google Images and Google Maps. Forum, Rio de Janeiro, n. 33, p. 59-79, 2016. |
Resumo: | Analisam-se vídeos da TV INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e ferramentas do Google, como estratégias tecnológicas que auxiliam no ensino de surdos. Essas estratégias foram desenvolvidas com nove alunos surdos, do Ensino Médio, na sala de recursos Professor Daniel Santos da Silva, no Ciep 382 Aspirante Francisco Mega, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. A análise se baseia em investigações de tecnologias para educação de surdos, nos estudos linguísticos da Libras, na literatura surda, na cultura surda e na história da educação de surdos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, tendo como dados as atividades didáticas com tais recursos tecnológicos. Estabeleceu-se a hipótese de que recursos visuais (imagens interativas e vídeos) poderiam auxiliar na transmissão de conhecimento para surdos, tendo em vista a perspectiva visual do mundo. Dessa forma, essas estratégias possibilitaram, para os alunos surdos, o contato com a cultura surda, dando a eles a oportunidade de conhecer e valorizar os achados que a comunidade surda tem desenvolvido. |
Descrição: | In Forum, n. 33, p. 54-79, 2016. QR Code de vídeo em Libras. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1144 |
ISSN: | 1518-2509 2525-6211 (digital) |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
397-Texto do Artigo-1142-1-10-20200610.pdf | Artigo | 2,13 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons