Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1122
Título: Estudos surdos em educação no Brasil: a produção do campo no período de 1996-2006
Título(s) alternativo(s): Deaf studies in education in Brazil: the production in this field during the 1996-2006 period
Autor(es): Lopes, Luciane Bresciani
Thoma, Adriana da Silva
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Estudos Foucaultianos;Estudos Culturais
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: LOPES, Luciane Bresciani; THOMA, Adriana da Silva. Estudos surdos em educação no Brasil: a produção do campo no período de 1996-2006 = Deaf studies in education in Brazil: the production in this field during the 1996-2006 period. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 21-36, 2018. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/437/440. Acesso em: 17 ago. 2022.
Resumo: Como foram desenvolvidas as pesquisas no campo dos Estudos Surdos em Educação no período de 1996-2006 no Brasil? E como essas pesquisas se articulavam com os Estudos Culturais e os Estudos Foucaultianos? Para responder essas perguntas, neste trabalho analisamos produções desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos (NUPPES/UFRGS), sob a orientação do professor Carlos Skliar. As pesquisas do Núcleo foram desenvolvidas concomitantemente com o início da linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação no referido Programa. Nas análises, verificamos o uso de noções e de conceitos advindos das teorizações dos Estudos Culturais em Educação, como representação, identidade e cultura, e advindos do pensamento de Michel Foucault, entre os quais, discurso, norma/normalização e governamento. Entendemos que essa articulação contribuiu para a emergência do campo dos Estudos Surdos em Educação, na medida em que produziu um novo olhar sobre a surdez, como uma identidade cultural e uma diferença política.
Descrição: In Forum, n. 37, p. 21-36, 2018. QR Code com vídeo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1122
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
437-Texto do Artigo-1281-1-10-20200610.pdfArtigo do Dossiê10,08 MBAdobe PDFDownload/Abrir
Revista Fórum 37 03 Estudos Surdos em Educação no Brasil.mp4Vídeo em Libras28,64 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons