Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1112
Título: Libras e o ensino de aritmética por meio de atividades lúcidas
Autor(es): Madalena, Silene Pereira
Oliveira do Vale, Manoela de
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Lúdico
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: MADALENA, Silene Pereira; OLIVEIRA DO VALE, Manoela de. Libras e o ensino de aritmética por meio de atividades lúcidas. Forum, Rio de Janeiro, n. 38, p. 71-88. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/480/631. Acesso em: 8 ago. 2022.
Resumo: A ludicidade, quando associada a situações de aprendizagem acadêmica, costuma proporcionar momentos em que a construção do conhecimento vem acompanhada do prazer em aprender. Dentre as atividades lúdicas, o jogo estabelece situações-problema que requerem uma série de operações mentais para a obtenção de sucesso, estimulando a participação ativa dos jogadores. A busca de soluções para concluir o jogo antes que os outros competidores o façam, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de possibilitar a autoavaliação do desempenho de cada um. Assim, jogos que envolvem as operações de adição e subtração passaram a integrar o conjunto de estratégias didáticas utilizadas pelas professoras da Oficina de Matemática do Setor de Ensino Fundamental 1 (SEF1). Considerando-se as vantagens que essas atividades possibilitam, destacamos a agilidade na realização de cálculos mentais, bem como a formação de um acervo de formas aditivas que podem ser memorizadas pelos estudantes durante a realização das diversas jogadas em uma mesma partida. Outro fator que vale a pena ser enfatizado diz respeito aos “algoritmos sinalizados” empregados pelos alunos para realizar as operações de campo aditivo de pequenas quantidades. É comum ver crianças e jovens surdos que frequentam a oficina passarem a conhecer diferentes maneiras de calcular em Libras ao observar seus colegas de classe realizando esses algoritmos durante as jogadas. Os resultados obtidos por meio dessas atividades têm motivado os alunos a participar ativamente da oficina, contribuindo não só para o desenvolvimento de habilidades matemáticas que envolvem cálculo, como também estimulando a iniciativa, a autonomia e a persistência diante de desafios.
Descrição: In Forum, n. 38, p. 71-88, 2018. Artigo com QR code com vídeo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1112
ISBN: 1518-2509
ISSN: 2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
480-Texto do Artigo-1809-1-10-20200615.pdfArtigo8,58 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons