Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1111
Título: Mães de filhos surdos: trajetórias e reflexões para a educação de surdos
Autor(es): Stelling, Esmeralda
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: STELLING, Esmeralda. Mães de filhos surdos: trajetórias e reflexões para a educação de surdos. Forum, Rio de Janeiro, n. 38, p. 89-111, 2018. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/479/632. Acesso em: 8 ago. 2022.
Resumo: Este artigo expande a palestra realizada em 23 de novembro de 2017, na VIII Semana Pedagógica do Departamento de Ensino Superior do INES, na qual abordei a retrospectiva das minhas trajetórias de mãe de surdo e de educadora de surdos, e dos momentos históricos da educação de surdos. As vivências da mãe e da profissional ocorreram paralela e profundamente interligadas à história da educação de surdos no país, desde o oralismo, passando pela comunicação total, e chegando à atualidade do bilinguismo/educação bilíngue e das políticas públicas da inclusão. Tive como objetivos analisar minhas trajetórias e avaliar em que medida os profissionais da educação e da saúde, as famílias e a comunidade surda modificaram suas concepções sobre a surdez e os surdos em um período de quase cinco décadas. Como resultados, identifiquei que a comunidade surda obteve avanços, percebendo-se como um grupo muito atuante, que ampliou perspectivas sociais e desenvolveu o empoderamento; que os profissionais da educação e da saúde lentamente têm despertado para a cultura surda e a Libras, enquanto as famílias ouvintes ainda são um grupo vulnerável, muito necessitado de informações, esclarecimentos e orientação quanto às alternativas linguísticas e culturais, educacionais e clínicas para os filhos surdos.
Descrição: In Forum, n. 38, p. 89-111, 2018. Artigos em língua portuguesa com QR Code com vídeo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1111
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
479-Texto do Artigo-1811-1-10-20200615.pdfArtigo8,23 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons