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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.contributor.other | Rego, Sheila Cristina Ribeiro (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T19:41:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T19:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-04 | - |
dc.identifier.citation | DIONYSIO, Renata Barbosa. Imagens fixas na educação de surdos: entre corpos e percepções. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1101 | - |
dc.description.abstract | No ambiente educacional, enfatiza-se a linguagem verbal em detrimento da linguagem visual ao longo da escolarização. Tal fato se potencializa quando estamos no cenário Surdo, onde as crianças se constituem pela visualidade. Será que as imagens utilizadas nos materiais didáticos para Surdos são escolhidas tendo em vista determinados objetivos? Quais são essas intencionalidades? Quais são seus critérios de escolha e uso? Diante dos múltiplos cenários de investigações que o Ensino de Ciências pode oportunizar, esta tese lança olhares sobre a utilização de imagens fixas– como, por exemplo, desenhos, figuras e fotografias – nos materiais didáticos para o ensino de Ciências direcionado a alunos Surdos, desde que construído por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Educação de Surdos, em uma proposta de ensino bilíngue: Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Língua Portuguesa. Deste modo, fundamentando-nos em estudos sobre a função didática da imagem, a mediação e percepção semiótica e a necessidade de Alfabetismo Visual, pretendemos responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o papel das imagens fixas nos materiais didáticos impressos destinados ao ensino de Ciências Naturais para alunos Surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Por meio da análise de materiais didáticos e de conversas narrativas com uma professora ouvinte, autora destes materiais, que atua no Instituto Nacional de Educação de Surdos, na educação de Surdos em um contexto bilíngue, tivemos como objetivo geral investigar as finalidades com que as imagens fixas eram escolhidas e usadas, buscando esquadrinhar suas funções didáticas e semióticas. Para isso: estudamos o perfil dos docentes Surdos e ouvintes do Ensino Fundamental I do INES, na disciplina Ciências; descrevemos, de forma analítica, os materiais didáticos para Ensino de Ciências construído por uma docente de Ciências ouvinte das séries iniciais do Ensino Fundamental do INES; discutimos o critério de escolha e o uso das imagens dos materiais elaborados por essa docente, tendo em vista as funções didáticas e semióticas das imagens e por fim relacionamos o uso de imagem fixa com o ensino de Ciências a partir da prática docente relatada em seu discurso. Com a análise, verificamos que não havia professores surdos atuando no ensino de ciências para o ensino fundamental I na instituição pesquisada e que a maioria das imagens presentes no material didático eram ilustrações. Percebemos que as imagens fixas são utilizadas de forma central nas propostas didáticas de Ensino de Ciências para os alunos Surdos. Constatamos que o conhecimento sobre a importância do Alfabetismo Visual na educação de Surdos e sobre as potencialidades e funções semióticas e didáticas da imagem fixa nos materiais de ensino podem fomentar situações de ensino e aprendizagem a construir para uma visualidade aplicada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | CEFET | pt_BR |
dc.subject | Imagem fixa | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciência | pt_BR |
dc.title | Imagens fixas na educação de surdos: entre corpos e percepções | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | CEFET | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | A presente tese traz a imagem fixa para o centro das reflexões a partir de aproximações do campo dos Estudos Surdos e da Visualidade Aplicada no contexto do ensino de Ciências para estudantes Surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa perspectiva bilíngue. Para isso, olhamos as imagens em seus aspectos semióticos, a partir de estudos de Lucia Santaella (2012), em suas funções didáticas a partir da pesquisa desenvolvida por Lucia Reily (2003) e numa proposta de Alfabetismo Visual defendido por Dondis (2007). Por fim, consideramos que o ensino de Ciências por meio do uso de imagens fixas pode oportunizar situações de ensino e aprendizagem dentro de um contexto para além das bordas curriculares e em prol de visões que abarcam questões do cotidiano e contexto dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Renata_Dionysio_TESE 15.03.2021- VERSÃO FINAL.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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