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Título: O ensino do Português e da Língua Gestual Portuguesa por meio de histórias infantis.
Autor(es): Morgado, Marta
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Língua Gestual Portuguesa;Material didático
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: MARGADO, M. O ensino do Português e da Língua Gestual Portuguesa por meio de histórias infantis. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 202.
Resumo: O Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa. A maior e mais antiga escola de surdos Portuguêsa, assumiu o bilinguismo logo após o reconhecimento constitucional da Língua Gestual Portuguesa em 1997. Os professores tiveram, então, de deixar de se centrar na oralidade e começar a assumir a língua das crianças surdas na comunicação em sala de aula. Passaram também a preocupar-se em ensinar a escrita como segunda língua e em trabalhar em colaboração com os professores surdos da primeira língua. Face a falta de material para o ensino de crianças surdas, a grande preocupação dos professores tem sido a de escolher textos para ensinar o Português. [...]
Descrição: Texto de uma página contendo breve descrição de prática em escola portuguesa apresentada na seção Comunicações do Congresso do INES. Destaca a importância do bilinguismo e a necessidade de trabalho conjunto de professores de português como segunda língua e professores surdos da primeira língua.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/107
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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