Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/107
Título: | O ensino do Português e da Língua Gestual Portuguesa por meio de histórias infantis. |
Autor(es): | Morgado, Marta |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa;Língua Gestual Portuguesa;Material didático |
Data do documento: | Set-2012 |
Editor: | INES |
Citação: | MARGADO, M. O ensino do Português e da Língua Gestual Portuguesa por meio de histórias infantis. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 202. |
Resumo: | O Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa. A maior e mais antiga escola de surdos Portuguêsa, assumiu o bilinguismo logo após o reconhecimento constitucional da Língua Gestual Portuguesa em 1997. Os professores tiveram, então, de deixar de se centrar na oralidade e começar a assumir a língua das crianças surdas na comunicação em sala de aula. Passaram também a preocupar-se em ensinar a escrita como segunda língua e em trabalhar em colaboração com os professores surdos da primeira língua. Face a falta de material para o ensino de crianças surdas, a grande preocupação dos professores tem sido a de escolher textos para ensinar o Português. [...] |
Descrição: | Texto de uma página contendo breve descrição de prática em escola portuguesa apresentada na seção Comunicações do Congresso do INES. Destaca a importância do bilinguismo e a necessidade de trabalho conjunto de professores de português como segunda língua e professores surdos da primeira língua. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/107 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Morgado, 2012.pdf | 147,23 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons