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dc.contributor.authorMoraes, Cristina Costa de-
dc.date.accessioned2016-09-23T14:36:00Z-
dc.date.available2016-09-23T14:36:00Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationMORAES, C. C, de. Currículo e formação de professores: representações sociais de professores sobre a obrigatoriedade da Libras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 164-165.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/105-
dc.description.abstractA inserção da Libras como componente curricular nos cursos de licenciatura, se insere num conjunto de políticas que surgem após o reconhecimento legal desta língua por meio da Lei nº 10.436/02 (BRASIL, 2002), posteriormente, regulamentada pelo Decreto 5.626/05 (BRASIL, 2005). A partir destas questões foi realizado este estudo que investigou as representações sociais de professores sobre a obrigatoriedade da inserção da Libras nos currículos dos cursos de licenciatura. Este estudo realizou-se em uma universidade particular com uma aluna surda inserida na graduação. Foram realizadas entrevistas com os professores desta aluna, totalizando oito (08) sujeitos. Este material foi analisado segundo a técnica de análise de conteúdo, na qual emergiram os seguintes aspectos sobre esta disciplina: insuficiência da carga horária, a ministrada nos últimos semestres, não atende ao contexto da diversidade do espaço escolar (após esta inserção foi retirada do currículo a disciplina de Fundamentos da Educação Especial), e uma medida paliativa e atende a um modismo. Os argumentos utilizados para respaldar as contestações apontadas recorrem a crítica à formação de professores, desenhada pelo grupo como insuficiente. Esta insuficiência é apontada como atemporal, visto que os professores relatam não se sentirem preparados para este público, pois sua formação não os habilitou para este contexto. Desta maneira, a formação que eles estão oferecendo aos seus alunos também surge como precária. Esta precariedade resulta não apenas pelo fato de que o seu despreparo em atuar com este público limita seus alunos de construírem referências práticas sobre inclusão, como também a própria estrutura curricular não promove uma formação mais ampla, pois a formação docente não se faz apenas pelo currículo, mas pelos atitudes, comportamentos, valores e crenças que os professores dos cursos de licenciatura estabelecem em sua prática, vista que esta é observada pelos alunos e servira de referência para eles no exercício do trabalho docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleCurrículo e formação de professores: representações sociais de professores sobre a obrigatoriedade da Libraspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado no Congresso do INES. Texto de duas páginas contendo o Resumo e Referências. Pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre a inserção da Libras nos currículos dos cursos de licenciatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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