Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Ivan-Íres de Sant’Ana-
dc.contributor.otherPordeus, Patrícia Rocha-
dc.date.accessioned2020-03-06T13:18:49Z-
dc.date.available2020-03-06T13:18:49Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationGONÇALVES, I. de S.; PORDEUS, P. R. A influência da inserção da Libras no Currículo da formação em Pedagogia. Revista Fórum, n.35, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/916-
dc.description.abstractO reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais foi feito pela Lei 10.436 de 22 de dezembro de 2002, regulamentada pelo Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. O decreto, ao ser promulgado, determinou a obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores do magistério do curso de Fonoaudiologia e nas licenciaturas, incluindo o curso de Pedagogia. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar a inserção da Libras no curso de Pedagogia, através de publicações, no período de 2005 a 2015. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica para selecionar artigos relacionados à inserção desta disciplina nos currículos de Pedagogia. Segundo as publicações analisadas, a carga horária destinada à disciplina é insuficiente para a formação bilíngue prevista no decreto, além de não haver diretrizes sobre o conteúdo a ser trabalhado. Como resultado, foi encontrada também uma boa receptividade por parte dos alunos e resistência do corpo docente em algumas instituições de ensino. É incontestável a importância da disciplina de Libras no curso de Pedagogia por proporcionar aos futuros pedagogos um novo conhecimento, e um olhar mais sensível aos direitos das pessoas surdas na sociedade.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA influência da inserção da Libras no Currículo da formação em Pedagogiapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalNo artigo é realizada análise da inserção da Libras no curso de Pedagogia, através de publicações, no período de 2005 a 2015. Artigo em português com Resumo em Libras (arquivo em MP4 ou por QR Code).pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gonçalves e Pordeus, 2017.pdf692,07 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons