Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Ivan-Íres de Sant’Ana | - |
dc.contributor.other | Pordeus, Patrícia Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T13:18:49Z | - |
dc.date.available | 2020-03-06T13:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, I. de S.; PORDEUS, P. R. A influência da inserção da Libras no Currículo da formação em Pedagogia. Revista Fórum, n.35, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/916 | - |
dc.description.abstract | O reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais foi feito pela Lei 10.436 de 22 de dezembro de 2002, regulamentada pelo Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. O decreto, ao ser promulgado, determinou a obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores do magistério do curso de Fonoaudiologia e nas licenciaturas, incluindo o curso de Pedagogia. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar a inserção da Libras no curso de Pedagogia, através de publicações, no período de 2005 a 2015. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica para selecionar artigos relacionados à inserção desta disciplina nos currículos de Pedagogia. Segundo as publicações analisadas, a carga horária destinada à disciplina é insuficiente para a formação bilíngue prevista no decreto, além de não haver diretrizes sobre o conteúdo a ser trabalhado. Como resultado, foi encontrada também uma boa receptividade por parte dos alunos e resistência do corpo docente em algumas instituições de ensino. É incontestável a importância da disciplina de Libras no curso de Pedagogia por proporcionar aos futuros pedagogos um novo conhecimento, e um olhar mais sensível aos direitos das pessoas surdas na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A influência da inserção da Libras no Currículo da formação em Pedagogia | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | No artigo é realizada análise da inserção da Libras no curso de Pedagogia, através de publicações, no período de 2005 a 2015. Artigo em português com Resumo em Libras (arquivo em MP4 ou por QR Code). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gonçalves e Pordeus, 2017.pdf | 692,07 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons