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dc.contributor.authorGuimarães, Cristhiane Ferreira-
dc.contributor.authorCampello, Ana Regina e Souza-
dc.date.accessioned2019-12-17T19:20:43Z-
dc.date.available2019-12-17T19:20:43Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Cristhiane F.; CAMPELLO, Ana Regina e S. Desempenho de pré-escolares surdos do INES em tarefa de nomeação em Libras. Espaço, Rio de Janeiro, n. 47, p. 209-224, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/900-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa é demonstrar o desenvolvimento do vocabulário expressivo da língua de sinais de pré-escolares surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A amostra foi composta por 15 alunos do Setor de Educação Infantil (SEDIN), com 3 a 7 anos de idade, filhos de pais surdos ou ouvintes, com ou sem deficiência múltipla, recém-chegados ou não na instituição. Ocorreu avaliação em dois momentos com aplicação do teste FONOLIBRAS, que é composto por 50 figuras para nomeação em Libras. As respostas obtidas foram pontuadas em: 2 = nomeação esperada; 1= nomeação dentro do mesmo campo semântico; 0 = não nomeou ou realizou sinal caseiro. O resultado da média ± desvio padrão na avaliação, que valia 100 pontos, foi 56,5 ± 23,32 pontos em outubro/2016 e 63,9 ± 16,30 pontos em dezembro/2016. Não houve correlação entre o desempenho no teste e a idade, o sexo ou o grau de escolaridade dos alunos, dando indícios de que as diferentes realidades linguístico-ambientais as quais foram e são expostos podem ter influenciando os resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesempenho de pré-escolares surdos do INES em tarefa de nomeação em Libraspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalO artigo científico, publicado por duas especialistas da área de Educação de Surdos e Linguagem do INES, tem como objetivo mostrar o desenvolvimento do vocabulário da língua de sinais de pré-escolares surdos do INES.pt_BR
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