Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Cristhiane Ferreira | - |
dc.contributor.author | Campello, Ana Regina e Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T19:20:43Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T19:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Cristhiane F.; CAMPELLO, Ana Regina e S. Desempenho de pré-escolares surdos do INES em tarefa de nomeação em Libras. Espaço, Rio de Janeiro, n. 47, p. 209-224, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/900 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é demonstrar o desenvolvimento do vocabulário expressivo da língua de sinais de pré-escolares surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A amostra foi composta por 15 alunos do Setor de Educação Infantil (SEDIN), com 3 a 7 anos de idade, filhos de pais surdos ou ouvintes, com ou sem deficiência múltipla, recém-chegados ou não na instituição. Ocorreu avaliação em dois momentos com aplicação do teste FONOLIBRAS, que é composto por 50 figuras para nomeação em Libras. As respostas obtidas foram pontuadas em: 2 = nomeação esperada; 1= nomeação dentro do mesmo campo semântico; 0 = não nomeou ou realizou sinal caseiro. O resultado da média ± desvio padrão na avaliação, que valia 100 pontos, foi 56,5 ± 23,32 pontos em outubro/2016 e 63,9 ± 16,30 pontos em dezembro/2016. Não houve correlação entre o desempenho no teste e a idade, o sexo ou o grau de escolaridade dos alunos, dando indícios de que as diferentes realidades linguístico-ambientais as quais foram e são expostos podem ter influenciando os resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Língua de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Desempenho de pré-escolares surdos do INES em tarefa de nomeação em Libras | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | O artigo científico, publicado por duas especialistas da área de Educação de Surdos e Linguagem do INES, tem como objetivo mostrar o desenvolvimento do vocabulário da língua de sinais de pré-escolares surdos do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guimaraes_Campello.pdf | 481,31 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons