Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntonio, Luiz Cláudio de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-12-17T19:06:09Z-
dc.date.available2019-12-17T19:06:09Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationANTONIO, Luiz Cláudio de O. O bilinguismo no curso superior de Pedagogia do DESU-INES. Espaço, Rio de Janeiro, n. 48, p. 151-171, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2325-6203-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/897-
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza a educação de surdos no Curso Superior de Pedagogia do DESU-INES para entender as percepções dos próprios alunos surdos sobre a educação bilíngue. Temos a legislação nacional que favorece uma Política Linguística de Educação Bilíngue e a World Federation of Deaf (WFD) que sinaliza fatores básicos equivalentes à proteção dos direitos humanos dos surdos, entre os quais o de maior destaque é o direito à Educação Bilíngue. Para eles são fundamentais três princípios: língua, cultura e política; esses princípios são alicerces para as estratégias pedagógicas. Essa base conceitual também nos permite pensar a implementação prática para algumas ações de formação em pedagogia bilíngue, e o mapeamento cada vez mais amplo das percepções dos surdos pedagogos, assim como as estatísticas sobre as condições de emprego. Os resultados que emergem de análises cruzadas em mais de um ano de investigações apontam para uma fragilidade dos aspectos da didática, das metodologias e do empenho pessoal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleO bilinguismo no curso superior de Pedagogia do DESU-INESpt_BR
dc.title.alternativeThe bilingualism in the superior course of Pedagogy of DESU-NESpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalO presente artigo, publicado por um docente especializado em Educação de Surdos, tem como objetivo problematizar a situação da educação de surdos no Curso Superior de Pedagogia do DESU-INES.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio.pdf356,27 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons