Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarboza, Clévia Fernanda Sies-
dc.contributor.authorSilveira, Luciane Cruz-
dc.contributor.authorCampello, Ana Regina e Souza-
dc.contributor.authorCastro, Helena Carla-
dc.date.accessioned2019-12-17T19:01:07Z-
dc.date.available2019-12-17T19:01:07Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.citationBARBOZA, Clévia F. S. et al. A importância da aprendizagem de Libras para a formação de professores bilíngues, Espaço, n. 43, p. 192-218, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn0103-7668-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/894-
dc.description.abstractA legislação nacional que norteia ações educacionais para o alunado com surdez determina a obrigatoriedade de um atendimento diferenciado para esse público, uma vez que este possui como L1 a Libras e como L2 a língua oficial do país. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma discussão sobre questões importantes envolvendo o ensino e a inclusão de alunos surdos em escolas regulares, como a questão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna, a cultura surda, as diferenças entre integração e inclusão, tendo por fim a descrição de um estudo de caso em que analisamos uma possível contribuição de professores bilíngues de uma escola municipal da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, sem necessitar ter seu diálogo mediado por intérpretes, no processo de inclusão desse alunado surdo, estabelecendo assim vínculos importantes com esses estudantes. Utilizamos referências reconhecidas na área e entrevistas semiestruturadas realizadas em Libras com esses alunos surdos, fazendo um levantamento dos aspectos importantes para sua inclusão em escolas regulares, enfocando ainda a necessidade do domínio da Libras pelo professor para um melhor desempenho curricular e convívio escolar desse público.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA importância da aprendizagem de Libras para a formação de professores bilíngues dentro de uma perspectiva inclusivapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of Libras learning to the bilingual teacher's upbringing from an inclusive perspectivept_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalO presente artigo científico, publicado por docentes da área de educação dos surdos, tem como objetivo mostrar a importância de aprender Libras para uma formação bilíngue aos professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clevia_et.al.pdf528,81 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons