Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/879
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Ana Carolina de Farias | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Maria Dolores Martins da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T14:10:16Z | - |
dc.date.available | 2019-11-29T14:10:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, A. C. de F.; COUTINHO, M. D. M. da C. Estudos iniciais sobre a inclusão de surdos nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Revista Forum, Rio de Janeiro, n. 35, jan-jun 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/879 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo realizar um breve panorama da inclusão de surdos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Para isso, pesquisou-se o contexto macro vinculado aos paradigmas que norteiam a educação de surdos no Brasil, re-correndo também a quatro dispositivos legais que versam sobre o referido tema: Lei 10.436, que reconhece a LIBRAS como uma das línguas oficiais do Brasil; o Decreto 5.626, que regula-menta a lei citada anteriormente; o Decreto 6.949 de 25 de agosto de 2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo; a Lei 13.005 de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), entre outras providências. Além dos aportes teóricos mencionados, buscaram-se referências sobre a inclusão de surdos no ensino superior e, especificamente sobre a UERJ, obteve-se o depoimento de uma egressa surda, bem como foi realizado estudo de iniciativas inclusivas adota-das pela instituição: o Projeto UERJ Acessível e o Programa Rompendo Barreiras. Concluiu-se que os cursos de Graduação da UERJ ainda não atendem às demandas por inclusão de surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Estudos iniciais sobre a inclusão de surdos nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo de 25 páginas de professora do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dolores_Forum.pdf | 895,32 kB | Adobe PDF | Download/Abrir | |
Estudos Iniciais sobre a inclusão de Surdos....mp4 | 12,67 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons