Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/867
Título: O uso de espaços de educação científica não formal por surdos sinalizantes: avaliando o estado da arte
Autor(es): Fernandes, Bruna Carla Domingues
Produtor: INES
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Espaços não-formais;Surdos sinalizantes
Data do documento: Jan-2017
Editor: INES
Citação: FERNANDES, B. C. D. O uso de espaços de educação científica não formal por surdos sinalizantes: avaliando o estado da arte. Revista Fórum, n. 35, p. 93-101, 2017
Resumo: Espaços de educação não formal são vistos como possibilidades de ensino de Ciências para todos os cidadãos, incluindo surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Entretanto, poucos são os trabalhos que incluem ou são voltados para esse público. Esta pesquisa teve por objetivo discutir a produção acadêmica acerca do uso de diferentes espaços de educação científica não formal por surdos usuários de Libras através de levantamento bibliográfico, considerando trabalhos elaborados a partir do ano 2000. Apenas 4,7% das obras encontradas contemplaram o público surdo, sendo a maior parte voltada para os museus. É notável a carência de estudos que enxerguem outros tipos de espaços não formais como sítios de ensino de Ciências para surdos. Este artigo aponta a necessidade de futuras pesquisas relacionadas à educação não formal de surdos. Destaca-se a demanda de novos olhares de gestores de diferentes instituições para a necessidade de proporcionar a esses sujeitos a apropriação dos bens científicos.
Descrição: Artigo com 17 páginas em português. Autora faz parte de Grupo de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão na Educação de Surdos.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/868
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas
Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaCarla_Forum.pdf673,38 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons