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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/85
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Garcia, Renata Rodrigues de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T14:26:50Z | - |
dc.date.available | 2016-09-06T14:26:50Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, R. R. de O. Importância dos materiais didáticos para o ensino de Libras como segunda língua: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 203-204. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/85 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de um estudo teórico-prático que tem como finalidade investigar a formação de professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras como segunda língua (L2) para alunos ouvintes, a partir do método utilizado no livro Libras em Contexto de Felipe (2001) e Curso de Libras volumes 1 e 2 de Pimenta e Quadros (2006; 2009). Podemos citar poucos livros didáticos que dão suporte ao ensino de Libras como L2, e percebemos a necessidade de desenvolver, adaptar e melhorar metodologias de ensino da Libras para ouvintes, para que se possamos traçar estratégias, refletir e identificar requisitos necessários a formação do professor. Com a promulgação da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que reconhece oficialmente a Libras como língua da comunidade surda brasileira, tornou a língua um componente curricular obrigatório nos cursos de graduação de formação de professores e de fonoaudiólogos e como disciplina optativa nos demais cursos. Neste estudo, reconhecemos ser elemento de fundamental importância para a formação de professores a garantia de um bom aprendizado da língua, o desenvolvimento de pesquisa que centraliza-se na pessoa do aprendiz, que conceba o professor como facilitador da aprendizagem, bem relatado por Freire (1981) e que tem a sala de aula como ambiente onde uma realidade social e cultural particular é construída, considerando o processo ou operação global de ensino de línguas, segundo Almeida Filho (1999) explana em sua obra referindo-se a Baghin (1993). Este estudo esta em andamento e o seu desenvolvimento abrange as seguintes etapas: análise bibliográfica dos material didáticos produzidos e utilizados nas aulas de Libras como segunda língua; e análise e estudo teórico-prático do ensino de Libras. Espera-se que os resultados contribuam para a formação do professor para o ensino de Libras, que deve desenvolver suas próprias reflexões teórico-práticas a partir de materiais didáticos, sendo autônomo e criativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Importância dos materiais didáticos para o ensino de Libras como segunda língua: análise das principais dificuldades encontradas no aprendizado dos alunos ouvintes | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Comunicação apresentada no Congresso do INES. Pesquisa sobre materiais didáticos para aulas de Libras como segunda língua tendo como foco a formação do professor. Texto em PDF com Resumo e Referências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Garcia, 2012.pdf | 302,49 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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