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dc.contributor.authorSchiaffino, Roberta Savedra-
dc.contributor.otherRumjanek, Vivian Mary Barral Dodd (Orientação)-
dc.date.accessioned2019-09-11T20:17:07Z-
dc.date.available2019-09-11T20:17:07Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationSCHIAFFINO, R. S. Surdonews: montando o quebra-cabeças das notícias uma perspectiva de apropriação plena da informação pelo surdo. 2016, 148f. Tese (Doutorado em Química Biológica)- Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/856-
dc.description.abstractEstamos na sociedade do conhecimento em que o mesmo é compartilhado de forma cada vez mais veloz, criando ramificações responsáveis pela interdisciplinaridade. As diferentes formações permitem que conhecimentos específicos possam chegar de forma clara e acessível a diferentes receptores. Assim, poderíamos dizer que informação e conhecimento estão sempre lado a lado e cada vez mais acessíveis pela compreensão espaço-tempo e pelo avanço da tecnologia. As convergências de nossas mídias possibilitamo acesso à informação de diversas maneiras, desde o computador, até ipads e iphones que disponham de aplicativos e respectivas conexões à Internet. Até então falamos de informação chegando a todos de forma cada vez mais facilitada, o que realmente não acontece quando falamos de uma população que tenha formas diferenciadas de absorção e entendimento, tomando como exemplo a população Surda do Brasil que compõe quase 10 milhões de brasileiros. Quando se fala em meios de comunicação de massa, acredita-se que a informação esteja chegando a todos, o que não é verdade. A mídia, maior disseminadora do conhecimento informal, com seus diversos veículos apresenta-se inacessível a uma população que tenha a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e que apresente um processo cognitivo diferente na forma de aquisição de uma língua oral e escrita como a Língua Portuguesa, majoritária do nosso país. Os surdos sinalizantes, que muitas vezes têm dificuldade de ler os textos que estão em nossos jornais, acabam por ficar à margem da sociedade não possuindo conhecimentos básicos e não conseguindo acessar informações importantes de nosso dia a dia. Durante o presente estudo forma pesquisadas possibilidades de mídia adaptada e foram avaliadas formas melhores de o surdo se apropriar de uma informação. para outros sinalizantes de forma clara e plena. Criou-se uma página no Facebook, depois de um questionário em que a rede social fora citada como bastante utilizada pelos surdos, onde são gravados vídeos em Língua Brasileira de Siais (Libras) sobre as notícias da semana. O projeto Surdonews tem como diferencial ser um noticiário em Libras que disponibiliza o texto original da maneira que o surdo entenda a função social da Língua Portuguesa e seja estimulado a aprendê-la de forma lúdica. Avaliou-se também a possibilidade de letramento de surdos que tenham a Libras como primeira língua, através de um gênero de texto especifico, e não muito levado em consideração pelos educadores e pesquisadores que é a Notícia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFRJpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectInformação e conhecimentopt_BR
dc.subjectLetramento de surdospt_BR
dc.subjectNotíciaspt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.titleSurdonews: montando o quebra-cabeças das notícias uma perspectiva de apropriação plena da informação pelo surdopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerUFRJ-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTese de doutorado em língua portuguesa.pt_BR
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