Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/847
Título: Professores surdos na casa dos surdos:"demorou muito, mas voltaram"
Autor(es): Lage, Aline Lima da Silveira
Produtor: UFRJ
Palavras-chave: INES;Professores surdos;Ferdinand Berthier;Narrativas;Duração
Data do documento: 22-Fev-2019
Editor: UFRJ
Citação: LAGE, Aline Lima da Silveira. Professores surdos na casa dos surdos:"demorou muito, mas voltaram". Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Resumo: Nesta tese buscamos investigar como ocorreu o ingresso dos professores surdos no quadro efetivo de servidores públicos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e compreender como ocorreu a sua inserção como pessoas surdas. Os objetivos específicos foram: compreender as narrativas dos professores surdos do INES nas quais os mesmos analisaram o seu ingresso no quadro de servidores efetivos; analisar as narrativas de alunos do Colégio de Aplicação (CAp/INES) e de alunos surdos do Departamento de Ensino Superior do INES (DESU), para compreender os prováveis impactos que o ingresso dos professores surdos causou na comunidade acadêmica; investigar a introdução da Libras nos currículos da Educação Básica e Superior do INES; investigar a memória dos encaminhamentos administrativos realizados entre a introdução da Libras nos currículos da Educação Básica e Superior oferecidos pelo INES e o ingresso dos professores surdos no quadro efetivo de servidores. A pesquisa, de cunho qualitativo, está delineada como estudo de caso e fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. Nossa concepção de narrativa se baseia em Benjamin (1987), Cunha (1997), Joutard (2000), Thomson (2000), Vilanova (2000), Bruner (2001) e Grohs (2015). Foram adotados como instrumentos, entrevista narrativa (BAUER & GASKELL, 2002), levantamentos bibliográfico e documental e abordagem de cunho netnográfico (KOZINETS, 1998; PERLIN & SOUZA, 2015). Apresentamos a versão da História da Educação de Surdos narrada, no século XIX, por Ferdinand Berthier, professor surdo do Instituto de Surdos-Mudos de Paris. Entrevistamos dois professores surdos aposentados do INES e apresentamos seus acervos e documentos, gentilmente compartilhados. Descrevemos o Concurso Público n.º 09/2012, o perfil dos professores surdos de Libras e apresentamos os resultados das entrevistas com quatro desses professores. Entrevistamos ainda dois alunos do CAp/INES e três alunos surdos do DESU. Aproximamos os resultados e as narrativas dos professores do INES e do professor francês, interpretando as Interseções, Lições e Dúvidas. Indagamos como o INES pode ser cada vez mais Casa dos Surdos e, ao mesmo tempo, casa comum, conforme conceituado por Nóvoa (2017).
Descrição: Tese de Doutorado da professora do curso do INES defendida na UFRJ. Pesquisa realizada pela pesquisadora no Instituto Nacional de Educação de Surdos com ex-professores e alunos do Instituto. Além do arquivo textual há um resumo em Libras traduzido pela intérprete de Libras e Língua Portuguesa Karine Vieira da Rocha.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/847
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Kelman, Celeste Azulay (Orientadora)
Rocha, Karine Vieira da (Tradutora Intérprete)
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline_LAGE_TESE_2019.pdf14,9 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons