Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-11-30T16:11:06Z-
dc.date.available2018-11-30T16:11:06Z-
dc.date.issued2013-06-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/710-
dc.description.abstractA série tem como proposta apresentar e discutir práticas de avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar, a partir de perspectivas teóricas que ressaltam a dimensão social do processo de avaliação e enfatizam sua realização no âmbito da relação ensino-aprendizagem. Ao longo dos programas, será mostrada a tensão existente entre as práticas escolares predominantemente ancoradas na perspectiva classificatória e quantitativa da avaliação, que visam à mensuração do desempenho dos estudantes, e as proposições de processos de avaliação que visam oferecer subsídios para uma intervenção pedagógica que favoreça a contínua ampliação do conhecimento, buscando contribuir para que os estudantes realizem satisfatoriamente as aprendizagens.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTV Escolapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
dc.subjectQualidade na avaliaçãopt_BR
dc.subjectDimensão socialpt_BR
dc.subjectInfluências Emocionaispt_BR
dc.titleSalto para o Futuro: Avaliação um tema polêmico 1pt_BR
dc.title.alternativeDimensões da avaliaçãopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerACERP-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalPrograma em vídeo com áudio e legendas em português e tradução para Libras. Com duração de 49' 18". em três blocos. Apresentação de Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro sobre Avaliação. Sentido da avaliação nas práticas escolares e as estratégias adotadas no contexto educacional. Debate entre Docentes, onde são discutidas as diferentes técnicas de avaliação adotadas por cada um no processo avaliativo. Visão dos alunos com relação ao processo avaliativo e as influências emocionais sofridas pelas mesmas. Entrevista com o pesquisador Português Almerindo Afonso que investiga a avaliação como aspecto sociológico e faz uma comparação entre os tipos de avaliação nas escolas brasileiras e portuguesas. Ainda na mesma entrevista, uma discussão no Brasil sobre a relação direta entre avaliação de sistema de ensino e melhoria da qualidade da Educação. Avaliação em larga escala, qualidade da escola está relacionada aos elementos pedagógicos, científicos e democráticos amplamente separados por movimentos neoliberais e neoconservadores. Avaliação está relacionada às perspectivas técnicas, mas a avaliação formativa reconhece o professor como profissional autônomo que geram confiabilidade no estado e na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Reportagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SF001BL1 AVALIACAO PGM 01.mp465,83 MBMP4Download/Abrir
SF001BL2 AVALIACAO PGM 01.mp4167,81 MBMP4Download/Abrir
SF001BL3 AVALIACAO PGM 01.mp4176 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons