Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/703
Título: A avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva bilíngue no INES: múltiplos sentidos e conceitos na visão docente
Autor(es): Azevedo, Patrícia Barcelos
Palavras-chave: Surdez;Avaliação;Docente;Bilinguismo;INES
Data do documento: Jun-2016
Editor: INES
Citação: AZEVEDO, P. B. A avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva bilíngue no INES: múltiplos sentidos e conceitos na visão docente. Revista Forum, n.33, p. 110-145.
Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida com um grupo de profissionais atuantes no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), uma instituição pública federal que atende alunos surdos e com outros compro-metimentos ligados à surdez. Foi desenvolvido um Estudo de Caso e aplicado um questionário com perguntas fechadas a seis docentes que atuam no segmento da EJA, nas séries iniciais, com o objetivo de compreender de que forma os participantes conceituam a ação de avaliar. Expusemos um breve histórico da instituição, informando de que forma é feita a inserção dos alunos e destacamos quais as necessidades e dificuldades encontra-das pelo docente e seu desejo em ampliar seus conhecimentos na área de educação de surdos. Finalmente, refletimos sobre o bilinguismo e a responsabilidade que o Instituto Nacional de Educação de Surdos tem frente a esse desafio.
Descrição: Texto em português com 36 páginas. Artigo escrito por professora e pesquisadora do INES sobre pesquisa desenvolvida com docentes do Instituto.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/703
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Azevedo_2016.pdf744.12 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons