Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosado, Luiz Alexandre da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Alexandre de Melo-
dc.contributor.authorNejm, Vivian Castelo Baltar-
dc.date.accessioned2018-11-01T19:21:27Z-
dc.date.available2018-11-01T19:21:27Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationROSADO, L. A. S.; SOUSA, A. M.; NEJM, V. C. B. A produção de vídeo no contexto da surdez: relato de uma experiência mídia-educativa na disciplina TICs do curso bilíngue de pedagogia do INES. Revista Espaço, n. 48, p. 197-217, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn25256203-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/688-
dc.description.abstractNo cotidiano da educação de surdos, cada vez mais necessita-se de professores que façam uso do registro em vídeo da comunicação em Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Por isso é necessária a formação docente voltada para a modalidade imagem em movimento: letramento visual para a produção de vídeo. Teoricamente, concebemos a experiência aqui relatada a partir dos conceitos da mídia-educação na perspectiva expressivo-produtiva (autoral) e também dos princípios da metodologia da aprendizagem por projetos (proposição de problema-criação de hipóteses-apresentação de solução). Este artigo se desenvolve como relato e análise de experiência com a produção de curtas-metragens desenvolvidos ao longo do ano de 2017, em uma turma do período noturno do curso bilíngue de Pedagogia do Departamento de Ensino Superior do INES. São destacados dois projetos/vídeos para análise, descrevendo-se as etapas principais de sua produção (argumento, roteiro, escolha de locações, gravação, decupagem e edição) e algumas considerações sobre soluções visuais encontradas pelos alunos participantes de cada projeto. Podemos dizer que a experiência aqui relatada foi bem-sucedida ao priorizar os processos de produção e leitura de imagens em movimento, permitindo a capacitação de professores em formação na área da surdez para a produção de vídeos, permitindo futuramente a generalização das habilidades adquiridas na produção de novos vídeos em Libras com fins pedagógicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectMídia-educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA produção de vídeo no contexto da surdez: relato de uma experiência mídia-educativa na disciplina TICs do curso bilíngue de pedagogia do INESpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalArtigo de 20 páginas em português de autoria de professor da área de TICs junto com discentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo se desenvolve como relato e análise de experiência com a produção de curtas-metragens desenvolvidos ao longo do ano de 2017, em uma turma do período noturno do curso bilíngue de Pedagogia.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosado_Sousa_Nejm.pdf330,85 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons