Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosado, Luiz Alexandre da Silva | - |
dc.contributor.author | Sousa, Alexandre de Melo | - |
dc.contributor.author | Nejm, Vivian Castelo Baltar | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T19:21:27Z | - |
dc.date.available | 2018-11-01T19:21:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | ROSADO, L. A. S.; SOUSA, A. M.; NEJM, V. C. B. A produção de vídeo no contexto da surdez: relato de uma experiência mídia-educativa na disciplina TICs do curso bilíngue de pedagogia do INES. Revista Espaço, n. 48, p. 197-217, jul./dez. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 25256203 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/688 | - |
dc.description.abstract | No cotidiano da educação de surdos, cada vez mais necessita-se de professores que façam uso do registro em vídeo da comunicação em Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Por isso é necessária a formação docente voltada para a modalidade imagem em movimento: letramento visual para a produção de vídeo. Teoricamente, concebemos a experiência aqui relatada a partir dos conceitos da mídia-educação na perspectiva expressivo-produtiva (autoral) e também dos princípios da metodologia da aprendizagem por projetos (proposição de problema-criação de hipóteses-apresentação de solução). Este artigo se desenvolve como relato e análise de experiência com a produção de curtas-metragens desenvolvidos ao longo do ano de 2017, em uma turma do período noturno do curso bilíngue de Pedagogia do Departamento de Ensino Superior do INES. São destacados dois projetos/vídeos para análise, descrevendo-se as etapas principais de sua produção (argumento, roteiro, escolha de locações, gravação, decupagem e edição) e algumas considerações sobre soluções visuais encontradas pelos alunos participantes de cada projeto. Podemos dizer que a experiência aqui relatada foi bem-sucedida ao priorizar os processos de produção e leitura de imagens em movimento, permitindo a capacitação de professores em formação na área da surdez para a produção de vídeos, permitindo futuramente a generalização das habilidades adquiridas na produção de novos vídeos em Libras com fins pedagógicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Mídia-educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | A produção de vídeo no contexto da surdez: relato de uma experiência mídia-educativa na disciplina TICs do curso bilíngue de pedagogia do INES | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Artigo de 20 páginas em português de autoria de professor da área de TICs junto com discentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo se desenvolve como relato e análise de experiência com a produção de curtas-metragens desenvolvidos ao longo do ano de 2017, em uma turma do período noturno do curso bilíngue de Pedagogia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosado_Sousa_Nejm.pdf | 330,85 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons