Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/666| Título: | Articulação entre a literatura surda e a Libras no ensino de língua portuguesa a aprendizes surdos: uma proposta de material bilíngue | 
| Autor(es): | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da Moreira de Jesus Alves, Cleudes  | 
| Palavras-chave: | Surdos;Língua portuguesa;Literatura surda;Libras;Contação de história | 
| Data do documento: | Dez-2016 | 
| Citação: | CRUZ, O. M. S. S.; ALVES, C. M. J. Articulação entre a literatura surda e a Libras no ensino de língua portuguesa a aprendizes surdos: uma proposta de material bilíngue. Linguagem & Cidadania, v. 18, jan./dez., 2016 | 
| Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância do uso da linguagem como forma de inclusão social. Mais especificamente, com base em estudos sobre educação de surdos e sobre inclusão escolar e social (SKLIAR, 2005; QUADROS, 2008; PRADO, 2015, entre outros) e na relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua de instrução para esse aprendiz surdo, o objetivo é apresentar, descrever e relatar algumas atividades pedagógicas, utilizando o texto literário e recursos visuais para o ensino de leitura e escrita a alunos surdos, tendo a contação de história em LIBRAS como passo inicial para outros ensinamentos. Resultados apontam que a aprendizagem é mais eficiente quando a L1 do aprendiz é utilizada como a língua de instrução, levando-o à interação com seus pares e ao letramento. | 
| Descrição: | Artigo de 25 páginas de professora de língua portuguesa do INES. | 
| URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/667 | 
| Público Alvo: | Formação Continuada | 
| Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes Linguística, Letras e Artes  | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cruz_Alves.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Download/Abrir | 
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons