Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/666
Título: Articulação entre a literatura surda e a Libras no ensino de língua portuguesa a aprendizes surdos: uma proposta de material bilíngue
Autor(es): Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Moreira de Jesus Alves, Cleudes
Palavras-chave: Surdos;Língua portuguesa;Literatura surda;Libras;Contação de história
Data do documento: Dez-2016
Citação: CRUZ, O. M. S. S.; ALVES, C. M. J. Articulação entre a literatura surda e a Libras no ensino de língua portuguesa a aprendizes surdos: uma proposta de material bilíngue. Linguagem & Cidadania, v. 18, jan./dez., 2016
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância do uso da linguagem como forma de inclusão social. Mais especificamente, com base em estudos sobre educação de surdos e sobre inclusão escolar e social (SKLIAR, 2005; QUADROS, 2008; PRADO, 2015, entre outros) e na relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua de instrução para esse aprendiz surdo, o objetivo é apresentar, descrever e relatar algumas atividades pedagógicas, utilizando o texto literário e recursos visuais para o ensino de leitura e escrita a alunos surdos, tendo a contação de história em LIBRAS como passo inicial para outros ensinamentos. Resultados apontam que a aprendizagem é mais eficiente quando a L1 do aprendiz é utilizada como a língua de instrução, levando-o à interação com seus pares e ao letramento.
Descrição: Artigo de 25 páginas de professora de língua portuguesa do INES.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/667
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes
Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cruz_Alves.pdf1.07 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons