Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/61
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
dc.contributor.author | Delou, Cristina | - |
dc.contributor.author | Castro, Helena Carla | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-09T19:43:21Z | - |
dc.date.available | 2016-08-09T19:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | - |
dc.identifier.citation | BRAZ, R. M. M.; DELOU, C.; CASTRO, H. C. Libras e os conceitos científicos sobre ciências e biotecnologia: análise das concepções de estudantes surdos para geração de um dicionário científico online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/61 | - |
dc.description.abstract | A Libras é a primeira língua da comunidade surda, enquanto o Português é a segunda língua, o que dificultam a aprendizagem dos surdos é pela ausência de professores capacitados; intérpretes insuficientes e a ausência de sinais para os termos científicos (ex: proteína) e/ou específicos (ex: mitose e meiose) de áreas como das Ciências biotecnologia. Essa ausência de termos priva não só o aluno surdo do acesso a informação, mas também compromete sua competitividade para ascender ao ensino superior, privando-o também ao direito a uma cidadania plena garantida por lei. Assim, no intuito de identificar a dificuldade de compreensão do tema Ciência e Biotecnologia, e a relação com a ausência de termos científicos que possam estar comprometendo o aprendizado desse público, este projeto tem como objetivo avaliar as concepções de alunos surdos de uma escola de formação de professores inclusiva (IEPIC), sobre os conceitos científicos envolvendo o tema: ciências; presente em livros didáticos da área de biologia. A análise quanto a ausência de termos científicos na Libras se estendera ao material utilizado pelos alunos do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) e aos dicionários disponíveis na internet (world wide web). Essas avaliações servirão para a criação de uma ferramenta multimídia na forma de um dicionário online científico gratuito e aberto para contribuições, contendo termos essenciais para o ensino das Ciências e Biotecnologia. Os resultados deste projeto devem, além de contribuir para o ensino e aprendizagem da Ciência, iniciando a divulgação de novos termos em Libras, deve também subsidiar discussões nas comunidades surda e científica sobre essa questão, potencialmente poderemos estar estimulando a criação de novos termos na área de Biologia e também em outras áreas. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Termos científicos | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.title | Libras e os conceitos científicos sobre ciências e biotecnologia: análise das concepções de estudantes surdos para geração de um dicionário científico online | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Curso Superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Braz, Delou, Castro, 2012.pdf | 756,7 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.