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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Solange Maria da | - |
dc.contributor.other | Mendonça, Ana Waleska Pollo Campos (orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-28T18:46:07Z | - |
dc.date.available | 2018-05-28T18:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2009-08 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Solange Maria da. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos : um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961), 2009. 160 f. : il. Tese (Doutorado em Educação)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/593 | - |
dc.identifier.uri | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=13970@1 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou identificar os efeitos de narrativas dicotomizadas para a história da educação de surdos, tendo como campo de investigação o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Apresento uma análise de como o Instituto vem sendo narrado pela produção bibliográfica que se consolidou no campo da educação de surdos, a partir dos anos noventa. A década de 1950, por exemplo, é apresentada, por esses autores, no âmbito estrito do debate linguístico – entre os defensores do ensino através da língua de sinais e os defensores do ensino através da língua oral – de modo antitético e em defesa do ensino através dos sinais. Este percurso de narrativa crítica vem assumindo uma perspectiva de história-tribunal numa lógica de opressores (ouvintes/oralistas) versus oprimidos (surdos/gestualistas). Alguns pioneiros da educação de surdos, dentre eles o francês Jean-Marie Gaspard Itard (1755-1838), são apresentados hoje como anacrônicos em seus tempos por não corresponderem às idéias desse corpo teórico. Considero que a centralidade que essas críticas vêm assumindo opera inúmeros apagamentos e compromete a percepção das interações do campo com o da educação geral. Para a investigação, foram utilizadas fontes de natureza documental e iconográfica além de entrevistas. A compreensão dos processos de memória e história se apoiou, principalmente, em Halbwachs (2006), Le Goff (2003) e Duby (1993) . O estudo apontou que não foi a educação de surdos que não dialogou com a educação regular ou com as políticas nacionais. O que não tem havido é pesquisa sobre esses diálogos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | PUC-Rio | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Instituição | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.title | Antíteses, Díades, Dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos: um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961) | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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