Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gouvêa, Eliane do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Domingues, José Maria Pugialli | - |
dc.contributor.author | Silva, Juliana Zarur de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T20:12:11Z | - |
dc.date.available | 2017-09-29T20:12:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-10 | - |
dc.identifier.citation | GOUVÊA, E.do N.; DOMINGUES, J. M. P.; SILVA, J. Z. de A. Cartografias da Arte: Linguagem. Congresso Internacional do INES “Experiências Surdas – Políticas e Práticas”. 26 a 28 de outubro de 2016, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/496 | - |
dc.description.abstract | Partindo de práticas pedagógicas desenvolvidas junto aos alunos surdos do INES, que frequentam da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental, foi desenvolvida a Oficina Cartografias da Arte: Linguagem. Essa oficina aconteceu no primeiro dia do XV Congresso Internacional do INES (COINES) e fez parte de um conjunto de três oficinas, desenvolvido pelo Núcleo de Artes do INES. As oficinas trazem em comum a conexão entre as Artes Visuais e diversos conteúdos que acabam por transformar nossas práticas em um mapa que se espalha em várias direções, se constrói e se destrói e não segue uma linearidade cartesiana. Os sujeitos participantes da oficina puderam acompanhar o relato de experiência de práticas pedagógicas de ensino de Artes Visuais desenvolvidas no INES e vivenciaram uma experiência de criação de uma caixa-narrativa-sensorial. O objetivo da proposta foi pensar uma pedagogia voltada para o sujeito surdo que respeite a Cultura Surda, a Libras como primeira língua e que perceba o corpo, as sensações, as imagens e as histórias como necessárias ao desenvolvimento expressivo e linguístico desses sujeitos. Cada participante da Oficina propôs uma caixa singular, repleta de elementos sensoriais nas quais contavam uma história, às vezes ilustrada a partir de elementos que compunham a caixa e, em outros casos, simbolizadas pela disposição dos materiais dentro e ao redor da caixa. Todas traziam a reflexão a respeito de um ou mais desses temas relatados, debatidos e ilustrados por meio de experiências dos alunos do Instituto. Como metodologia foram articuladas nossas práticas de ensino da Arte ao pensamento de Foucault(1989) a respeito do poder do discurso, aos estudos de Larrosa (1994) em torno da construção da identidade, aos Estudos Surdos, segundo a ótica de Skliar (2013) e aos Estudos Culturais, segundo Giroux (2013). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Sensação | pt_BR |
dc.title | Cartografias da Arte: Linguagem | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Texto de 10 páginas de oficina realizada por professores do Núcleo de Artes do INES apresentada no Congresso Internacional do INES em 2016. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARTOGRAFIAS_DA_ARTE_LINGUAGEM.pdf | 409,86 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons