Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lyra, Joana | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marcelino | - |
dc.contributor.author | Vignoli, Lucia | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T20:03:36Z | - |
dc.date.available | 2017-09-29T20:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Lyra, J.; Rodrigues, M.; Vignoli, L.Cartografias da Arte:Cultura. Congresso Internacional do INES “Experiências Surdas – Políticas e Práticas”. 26 a 28 de Outubro de 2016, Rio de Janeiro. 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/495 | - |
dc.description.abstract | O presente texto versa sobre a oficina Cartografias da Arte: Cultura, ministrada durante o XV Congresso do INES por professores do Núcleo de Artes e apresenta as práticas em aulas de Arte na Educação de Surdos com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A constelação de propostas, conteúdos e práticas instauradas nas aulas de Arte se desenvolvem na forma de entrelaçamentos, conforme o conceito do rizoma, de Deleuze e Guatarri(1992). A Interculturalidade apontada por Vera Candau(2014) e Richter(2008) aciona vetores potentes nas proposições sobre a diversidade étnica brasileira e seus diálogos permanente com outras culturas e os conhecimentos que emanam das brincadeiras, experimentação e manifestações populares. Embasam a prática docente os Estudos Culturais presente no encaminhamento de projetos de trabalho formulados por Fernando Hernandez (2007), a ampliação da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa (2004), os Territórios de Arte e Cultura elaborados por Martins e Picosque (2012) e a conexão com elementos da natureza encontrados nas falas e práticas de Fritjof Capra(2006) e Celso Sánchez (2011). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Rizona | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.title | Cartografias da Arte:Cultura | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Texto de 10 páginas sobre o conteúdo de oficina realizada no Congresso Internacional do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_CARTOGRAFIAS DA ARTE_CULTURA.pdf | 622 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons