Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Aline Gomes | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Tiago | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-14T18:28:03Z | - |
dc.date.available | 2017-08-14T18:28:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. G.; RIBEIRO, T. Reflexões sobre o currículo na educação de surdos: da surdez como deficiência à surdez como diferença. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM POLÍTICAS CURRICULARES, 7. 2015, João Pessoa. Anais ...João Pessoa: UFPB, 12-14 novembro de 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/384 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho traça reflexões acerca do currículo na educação de surdos e dos desafios aí envolvidos. Para isso, parte da discussão das três principais perspectivas pedagógicas da área (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e das influências que estas causaram e causam sobre as políticas e práticas curriculares no que tange ao ensino de surdos. Por meio dessa problematização, o texto sublinha provocações a uma prática bilíngue na educação de surdos, a partir da pesquisa sobre a própria prática dos autores, que atuam com estudantes surdos no ensino fundamental. Assim, a discussão gira em torno de uma ação pedagógica que reconheça e legitime a singularidade e a cultura surda, compreendendo a surdez como diferença, uma experiência visual, e não como deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o currículo na educação de surdos: da surdez como deficiência à surdez como diferença | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Básica | pt_BR |
dc.description.general | Artigo apresentado em congresso internacional na Universidade Federal da Paraíba. Apresenta reflexões acerca do currículo na educação de surdos e dos desafios aí envolvidos. Parte da discussão das três principais perspectivas pedagógicas da área (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e das influências que estas causaram e causam sobre as políticas e práticas curriculares no que tange ao ensino de surdos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA e RIBEIRO Sobre curriculo UFPB .pdf | 405,68 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons