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dc.contributor.authorSilva, Aline Gomes-
dc.contributor.authorRibeiro, Tiago-
dc.date.accessioned2017-08-14T18:28:03Z-
dc.date.available2017-08-14T18:28:03Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.citationSILVA, A. G.; RIBEIRO, T. Reflexões sobre o currículo na educação de surdos: da surdez como deficiência à surdez como diferença. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM POLÍTICAS CURRICULARES, 7. 2015, João Pessoa. Anais ...João Pessoa: UFPB, 12-14 novembro de 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/384-
dc.description.abstractEste trabalho traça reflexões acerca do currículo na educação de surdos e dos desafios aí envolvidos. Para isso, parte da discussão das três principais perspectivas pedagógicas da área (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e das influências que estas causaram e causam sobre as políticas e práticas curriculares no que tange ao ensino de surdos. Por meio dessa problematização, o texto sublinha provocações a uma prática bilíngue na educação de surdos, a partir da pesquisa sobre a própria prática dos autores, que atuam com estudantes surdos no ensino fundamental. Assim, a discussão gira em torno de uma ação pedagógica que reconheça e legitime a singularidade e a cultura surda, compreendendo a surdez como diferença, uma experiência visual, e não como deficiência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.titleReflexões sobre o currículo na educação de surdos: da surdez como deficiência à surdez como diferençapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.description.generalArtigo apresentado em congresso internacional na Universidade Federal da Paraíba. Apresenta reflexões acerca do currículo na educação de surdos e dos desafios aí envolvidos. Parte da discussão das três principais perspectivas pedagógicas da área (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e das influências que estas causaram e causam sobre as políticas e práticas curriculares no que tange ao ensino de surdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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