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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lemes, Kemily Francelino | - |
dc.contributor.other | Muniz, Valéria Campos (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T20:39:01Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T20:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LEMES, Kemily Francelino. Alfabetização e letramento de crianças surdas: barreiras e elementos essenciais. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal de Lavras, Rio de Janeiro, Lavras, MG, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1553 | - |
dc.description.abstract | O caminho de alfabetizar e letrar crianças surdas na educação atual tem apresentado desafios, em virtude de barreiras, que permeiam desde o âmbito familiar até o escolar. Nesse processo, a Língua Brasileira de Sinais se configura como indispensável, pois é por intermédio dela que o surdo se desenvolve e aprende, dando suporte para a aquisição de sua língua secundária, a Língua Portuguesa. Diante disso, e compreendendo como sendo direito do surdo a educação bilíngue, nosso objetivo é identificar as principais barreiras para seu letramento pleno e trazer à reflexão alguns elementos que ajudem nessa superação, tendo em vista um ensino com o olhar para a diferença e para a especificidade do surdo. Para tanto, o trabalho se enquadra em uma metodologia de pesquisa de revisão bibliográfica e documental, sendo utilizado como referencial teórico autores como: SOARES (2009), LEBEDEFF (2012); SHEMBERG, GUARINELLO, SANTANA (2009); FERNANDES (2003, 2012) entre outros pesquisadores. O estudo está organizado em dois capítulos, versando sobre as barreiras predominantes e pontos fundamentais para uma prática de alfabetização exitosa. Como considerações preliminares para um efetivo processo de alfabetização e letramento das crianças surdas, apontamos a necessidade da aprendizagem da língua de sinais pela criança, familiares e docentes, bem como a existência de um ambiente escolar bilíngue, com metodologia voltada para aquisição das duas línguas, com base na pedagogia visual. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento de crianças surdas: barreiras e elementos essenciais | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2023. / Resumo do TCC anexado em Libras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_KEMILY FRANCELINO LEMES.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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