Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Andressa Pontes-
dc.contributor.otherXavier, Aline (Orientadora)-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:42:56Z-
dc.date.available2025-06-16T17:42:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Andressa Pontes. Literatura na Educação Infantil: A importância para o desenvolvimento da criança surda. 2022, 30 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal do Paraná, Rio de Janeiro, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1550-
dc.description.abstractO presente artigo versa sobre a importância e as contribuições da Literatura na educação de crianças surda, tendo como objetivo refletir como a literatura infantil promove o desenvolvimento das crianças surdas. No presente trabalho é abordado, brevemente, os aspectos históricos relacionados à Literatura surda e as contribuições do uso da literatura imagética na educação de crianças surdas. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica apoiada em estudos de teóricos como: Zilberman (1981), Candido (1989), Oliveira (2016), Lajolo (2003), Abramovich (1997), Vygotsky (1998 (2004). Diante das reflexões abordadas, pode-se concluir que o encontro entre a criança surda e a Literatura é de extrema importância, pois é fonte de informações, valores, cultura, conhecimento, exercendo um papel importante na formação da criança surda em seus aspectos cognitivo, social, afetivo, linguístico, incentivando-a a desenvolver seu senso crítico e reflexivo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectLiteratura imagéticapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCriança surdapt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.titleLiteratura na Educação Infantil: A importância para o desenvolvimento da criança surdapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Andressa_Ribeiro.pdf1,22 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.