Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Andressa Pontes | - |
dc.contributor.other | Xavier, Aline (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T17:42:56Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T17:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Andressa Pontes. Literatura na Educação Infantil: A importância para o desenvolvimento da criança surda. 2022, 30 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal do Paraná, Rio de Janeiro, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1550 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo versa sobre a importância e as contribuições da Literatura na educação de crianças surda, tendo como objetivo refletir como a literatura infantil promove o desenvolvimento das crianças surdas. No presente trabalho é abordado, brevemente, os aspectos históricos relacionados à Literatura surda e as contribuições do uso da literatura imagética na educação de crianças surdas. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica apoiada em estudos de teóricos como: Zilberman (1981), Candido (1989), Oliveira (2016), Lajolo (2003), Abramovich (1997), Vygotsky (1998 (2004). Diante das reflexões abordadas, pode-se concluir que o encontro entre a criança surda e a Literatura é de extrema importância, pois é fonte de informações, valores, cultura, conhecimento, exercendo um papel importante na formação da criança surda em seus aspectos cognitivo, social, afetivo, linguístico, incentivando-a a desenvolver seu senso crítico e reflexivo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Literatura imagética | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança surda | pt_BR |
dc.subject | Literatura surda | pt_BR |
dc.title | Literatura na Educação Infantil: A importância para o desenvolvimento da criança surda | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Andressa_Ribeiro.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.